Ciência

Maior Superlua do ano de 2022 acontece hoje e nós temos o que você precisa saber sobre o evento

13 • 07 • 2022 às 16:26
Atualizada em 13 • 07 • 2022 às 16:35
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Nesta quarta-feira (13), por volta das 17h30, a Lua estará em seu perigeu, isto é, no ponto mais próximo possível da Terra. Essa é a famosa ‘Superlua’ que noticiamos com frequência aqui no Hypeness.

O evento que ocorre nessa quarta-feira será a maior ‘Superlua‘ deste ano. O fenômeno se combinará com a Lua cheia e você pode ver isso da sua casa – dependendo das condições climáticas, claro.

‘Superlua dos cervos’ é um dos fenômenos recorrentes do mês de junho

Superlua dos Cervos 

O nome deste fenômeno de junho é chamado de ‘Superlua dos Cervos’. O nome tem suas raízes nas culturas originárias e ancestrais do hemisfério norte, em especial na América. De acordo com eles, a ‘Lua dos Cervos’ é a Lua cheia de junho. Isso deriva do fato de que é nessa época do ano em que os cervos machos desenvolvem seus chifres por completo.

– Telescópio de US$ 10 bi da Nasa captura ‘berçário estelar’ e explosão de estrelas nas imagens mais profundas já tiradas do universo

Entre os dias 13 e 14, a Lua aparecerá 30% mais brilhante e 14% maior do que o normal e dará um espetáculo à parte no Brasil. Os olhares menos atentos podem não perceber a diferença, mas ela é considerável para quem está acostumado a observar nosso satélite.

Contudo, por conta das recentes frente frias que atingem o Centro-Sul, é possível acabar enfrentando um problema por conta do céu nublado previsto para as principais cidades do Sudeste brasileiro. Não é o caso, contudo, dos moradores de algumas cidades do Nordeste, que experienciou céu aberto nesta quarta.

Superluas são eventos relativamente comuns, e muitas pessoas reclamam por a imprensa noticiar um fenômeno, digamos, simples. Contudo, para quem é apaixonado por astronomia, trata-se de um evento fácil de ser visto e que pode atrair mais atenção para o céu que nos envolve.

– Pode mesmo haver vida nas nuvens de Vênus, dizem cientistas

“É uma ótima maneira de interessar o público”, comenta o astrônomo Dean Regas em entrevista ao site Space. “É algo com o qual eles podem se relacionar, podem sair e realmente ver”, completa.

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Canais Especiais Hypeness