Ciência

Meteoros brilham no céu em São Paulo e Minas Gerais e asteroide do tamanho de uma girafa passa próximo da Terra

07 • 07 • 2022 às 16:36
Atualizada em 07 • 07 • 2022 às 16:39
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

A semana que começou no último domingo (3) foi recheada de eventos astronômicos. Entre segunda (4) e terça-feira (5), moradores de Minas Gerais e São Paulo viram meteoros cortando o céu do interior. Nesta quinta-feira (7), um asteroide do tamanho de uma girafa irá passar ao lado do nosso planeta.

Bólido foi registrado por pesquisadores na cidade de Pardinho, por volta da meia-noite do dia 5

Os bólidos observados no interior de São Paulo e no interior de Minas Gerais. Na segunda-feira, o meteoro brilhante foi observado no céu de Brazópolis (MG), registrado pelo Observatório do Pico dos Dias, que é gerenciado pelo Laboratório Nacional de Astrofísica.

– Jovem de MG que descobriu asteroide vai fazer curso na NASA e pode se tornar 1ª brasileira no espaço

Na terça-feira, foi o céu de Pardinho (SP) que viu um bólido. As imagens foram captadas pelo Bramon (Rede Brasileira de Observação de Meteoros).

Bólidos são um tipo de  “meteoro que tem um brilho maior que a média, causado por rochas maiores que vêm do espaço e podem cair em solo”, segundo o professor do Departamento de Física do campus de Bauru (SP) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Rodolfo Langhi em entrevista ao G1.

Confira o bólido que atravessou a cidade de Pardinho (SP):

 

Asteroide ao lado da Terra

De acordo com informações da NASA, um asteroide chamado 2022 NF descoberto na última segunda-feira (4) irá passar na quinta-feira (7).

O asteroide tem o tamanho de uma girafa, ou melhor, 10 metros. Segundo os pesquisadores da NASA, ele não apresenta nenhum risco para a humanidade.

Segundo a NASA, asteroide irá passar em distância considerada perigosa; especialistas confirmam que não há risco para a humanidade

Segundo as informações da agência, o objeto irá passar a cerca de 9 mil quilômetros do nosso planeta. Para os cientistas da NASA, esse número é bastante assustador por conta da proximidade, mas a chance de contato com a Terra é praticamente nula. Essa distância representa cerca de 23% da distância entre nosso astro e o satélite lunar.

Publicidade

Fotos: Foto 1: Reprodução/Bramon Foto 2: © Getty Images



Warning: array_map(): Expected parameter 2 to be an array, bool given in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/publicidade/outbrain.php on line 2

Warning: array_intersect(): Expected parameter 2 to be an array, null given in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/part/publicidade/outbrain.php on line 11

Canais Especiais Hypeness