Fotografia

NASA: detalhes da imagem mais profunda já feita do universo serão divulgados em breve

06 • 07 • 2022 às 09:50
Atualizada em 08 • 07 • 2022 às 10:20
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Em breve a Nasa irá lançar a mais profunda imagem já registrada do universo, capturada pelo telescópio James Webb. O anúncio trouxe expectativa entre astrônomos e foi feito por Bill Nelson, administrador da agência espacial estadunidense, durante coletiva de imprensa realizada no Instituto de Ciências do Telescópio Espacial, em Baltimore: segundo Nelson, as primeiras imagens serão disponibilizadas no dia 12 de julho.

Foto tirada pelo Hubble, contendo cerca de 10,000 galáxias formando o universo

Foto tirada pelo Hubble, contendo cerca de 10,000 galáxias formando parte do universo

-Cientistas podem ter detectado o ‘zumbido do universo’, capaz de mudar a astronomia para sempre

De acordo com a divulgação, a imagem é o início de um trabalho profundo de ampliação das perspectivas de estudo do universo promovida pelo telescópio, o mais potente já lançado ao espaço. “Se pensarmos bem, é mais longe do que a humanidade jamais alcançou, e estamos apenas começando a compreender o que Webb pode e irá fazer”, afirmou o gestor. Segundo Nelson, o equipamento irá explorar objetos no Sistema Solar e nas atmosferas de exoplanetas orbitando outras estrelas, trazendo “dicas” de atmosferas “potencialmente similares à nossa”.

O imenso espelho primário do telescópio espacial James Webb

-Universo tem 5ª dimensão com modelo complementar ao modelo do Big Bang

O telescópio espacial James Webb custou 10 bilhões de dólares para ser desenvolvido, e foi lançado em dezembro do ano passado com a missão de explorar o cosmos e estudar a história do universo indo mais longe do que jamais conseguimos chegar. Orbitando o Sol a 1,5 milhão de quilômetros da Terra, seu imenso espelho primário, somado aos instrumentos infravermelhos que permitem que o telescópio “enxergue” através de poeira e gás pelas profundezas do espaço, em missão que deverá durar 10 anos.

O momento da decolagem do foguete Ariane 5, em dezembro de 2021, que levou o James Webb

O momento da decolagem do foguete Ariane 5, em dezembro de 2021, que levou o telescópio

O James Webb já no espaço, visto de baixo, minutos após se desconectar e iniciar sua missão

-NASA está mais perto de fazer contato alienígena mas cientista tem receio: ‘É uma péssima ideia’

“Ele pode responder algumas perguntas que nós temos: De onde viemos? O que mais tem lá fora? Quem nós somos? E é claro, vai responder algumas perguntas que nós ainda nem sabemos quais são”, completou Nelson. Até o momento, as mais antigas observações cosmológicas retornaram a 330 milhões de anos do Big Bang, ocorrido há cerca de 13,8 bilhões de anos, mas a expectativa é que o Webb consiga superar esse marco com facilidade, revelando aspectos jamais descobertos da história e das características do universo.

Detalhe de outro registro feito pelo Hubble em 2018, mostrando parcialmente 15 mil galáxias