Sustentabilidade

Nova Barbie da primatologista Jane Goodall é feita de plástico reciclado

19 • 07 • 2022 às 19:54
Atualizada em 22 • 07 • 2022 às 10:12
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

A Mattel revelou recentemente a mais nova Barbie em sua série Inspiring Women (Mulheres Inspiradoras) – uma boneca feita à semelhança da primatologista e conservacionista de renome mundial Dra. Jane Goodall. A nova boneca Barbie é lançada em parceria com o Jane Goodall Institute e acompanha a introdução de várias iniciativas ecológicas que as duas organizações liderarão juntas. Mas o que realmente torna a Jane Goodall Barbie tão única é que é a primeira boneca da marca a ser feita de plástico reciclado do oceano.

 

A série Inspiring Women da Barbie visa homenagear mulheres incríveis ao longo da história, por isso é apropriado que elas escolham esse assunto para sua boneca mais recente. “As crianças precisam de mais modelos como a Dra. Jane Goodall, porque imaginar que podem ser qualquer coisa é apenas o começo – ver isso faz toda a diferença”, diz Lisa McKnight, vice-presidente executiva e chefe global de Barbie e Bonecas da Mattel.

“Esperamos que esta coleção e homenagem a uma pioneira das mulheres na ciência e na conservação inspire as crianças a aprender mais sobre carreiras verdes, como elas podem proteger o planeta e encenar histórias sustentáveis ​​por meio de brincadeiras com bonecas”, continua ela.

Dra. Jane Goodall

Goodall é mais conhecida por sua pesquisa inovadora e estudo de campo de chimpanzés. Lançado pouco antes do Dia Mundial do Chimpanzé em 14 de julho, o lançamento da boneca também coincide perfeitamente com o aniversário de 62 anos da primeira incursão da Dra. Goodall na selva do Parque Nacional de Gombe, na Tanzânia, onde ela começou sua pesquisa imersiva quando estava apenas 26 anos.

Dra. Jane Goodall na Exhibition Biofach 2020

“Eu queria ser uma boneca antes mesmo dessa ideia surgir. Eu já vi… garotinhas brincando com bonecas Barbie e, certamente, no começo, elas eram todas muito femininas, e eu pensei que as meninas precisam… de alguma escolha,” Dr. Goodall compartilha. “A Mattel mudou sua linha de bonecas e há todos os tipos de astronautas e médicos e coisas assim. Tantas crianças aprendem sobre mim na escola. Elas ficarão emocionados por terem a boneca Barbie.”

Boneca cientista, sim!

O traje e os acessórios da boneca devem refletir o que o primatologista realmente teria usado em campo no início dos anos 1960. A Jane Goodall Barbie usa jaleco cáqui, shorts e botas pretas, e vem equipada com seu fiel caderno de campo e binóculos também. Claro, o conjunto não estaria completo sem seu companheiro chimpanzé, David Graybeard, o primeiro chimpanzé Gombe a confiar e se relacionar com o Dr. Goodall durante sua pesquisa. O primata segura uma vara de madeira, que ela observou que os animais usavam como ferramentas para pegar cupins para comer.

De todas as peças e acessórios de plástico da boneca Jane Goodall Barbie, 90% são feitos de plástico reciclado. E eles também fizeram questão de encaixotar o brinquedo em embalagens sustentáveis. Além dessas iniciativas ecológicas, a Mattel também está em parceria com o programa para jovens Roots & Shoots do Jane Goodall Institute para ensinar as crianças sobre seu impacto social e ambiental e como elas podem fazer uma mudança.

“Toda a minha carreira, eu queria ajudar a inspirar as crianças a serem curiosas e explorar o mundo ao seu redor – assim como eu fiz quando viajei pela primeira vez para a Tanzânia, 62 anos atrás. Estou entusiasmada por fazer parceria com a Barbie e incentivar as crianças a aprender com seu ambiente e sentir que podem fazer a diferença”, diz a Dra. Jane Goodall. “Através desta parceria, espero inspirar a próxima geração de líderes ecológicos a se juntar a mim na proteção do nosso planeta e lembrá-los de que podem ser qualquer coisa, em qualquer lugar – no campo, no laboratório e na mesa.”

Publicidade

Canais Especiais Hypeness