Empreendedorismo

O complexo caso de disputa judicial envolvendo Anita Harley, acionista majoritária das Pernambucanas, em coma há 6 anos

04 • 07 • 2022 às 12:27
Atualizada em 04 • 07 • 2022 às 12:35
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Uma fortuna de mais de R$ 2 bilhões está em disputa entre duas mulheres. Enquanto isso, a dona da riqueza está em coma, sem saber o que está acontecendo.

Anita Harley, acionista majoritária das lojas Pernambucanas, está há seis anos internada inconsciente em um hospital em São Paulo. A sua fortuna, contudo, é tema de confronto entre duas ex-funcionárias da empresa que afirmam ser esposas da magnata: Cristine Rodrigues e Sônia Aparecida Soares.

Quem é Anita Harley?

Empresária de vida discreta não deixou testamento em vida para acertar destino de sua fortuna, estimada em mais de R$ 2 bilhões

O caso corre na Justiça e é digno de trama de novela. Além da riqueza, também está em jogo o futuro da rede de varejo, que pode acabar mudando de mãos de acordo com o desfecho judicial da disputa.

Anita Louise Regina Harley, 74, é a acionista majoritária das lojas Pernambucanas, uma das maiores empresas de varejo do Brasil. Em seu nome, estão 48% das ações da companhia. Ela é bisneta de Herman Lundgren, fundador da empresa.

A posse empresarial de Anita Harley não é alvo de disputa recente. Desde 1999, os descendentes de Lundgren estão em pé de guerra judicial para assumir as riquezas de que envolvem a propriedade nominal das empresas. Anita chegou a ser dona de 75% do império que envolve mais de 450 lojas ao redor do Brasil.

– Filha de Gugu reclama de não poder ter um Porsche e acusa tia: ‘Queria muito um carro’

Conhecida pela vida discreta, existem poucas fotos da empresária na internet ou mesmo na imprensa. Anita passou 26 anos de sua vida em cargos decisórios dentro da empresa. Foi somente em 2016, quando entrou em coma – por motivos não revelados à imprensa -, que ela abandonou a parte executiva da empresa. Desde então, há um debate sobre as posses de Anita.

Quem disputa a herança da milionária?

Decisões judiciais podem mudar rumos de empresa varejista controlada por família há mais de 100 anos

Existem basicamente duas pessoas disputando a fortuna e as posses de Anita. De um lado, está Cristine Rodrigues, ex-assessora de Anita durante seu período como presidente da empresa, que diz ser atualmente casada com a empresária. Do outro, está Sônia Aparecida Soares, também ex-funcionária de Harley, que alega também ter sido esposa da magnata durante 20 anos.

Cristine possui um documento assinado por Anita em 2000 que garante “acesso total ao local ou recinto em que eventualmente me encontre ou venha a me encontrar […], seja na minha própria residência, hospital, clínica de saúde ou de repouso, hotel ou pousada”. Cristine pode “permitir ou vetar” o acesso de determinadas pessoas a Anita, a seu juízo, e dar “em favor do meu bem-estar e de minha saúde, todas as ordens, instruções e autorizações […] ou autorizações solicitadas por médicos e equipe médica”.

Isso fez com que Cristine proibisse Sônia, ex de Anita, de visitá-la no hospital. Ela também mudou toda a equipe médica responsável pelos cuidados da empresária.

O documento, contudo, não fala sobre os fins dos bens de Harley. Sônia defende que o herdeiro dos bens de Anita é seu filho, Arthur Miceli. O jovem é seu filho biológico, mas batalha na justiça por reconhecimento como filho “socioafetivo” de Anita, alegando que foi criado pela empresária.

Arthur e Sônia moravam em uma mansão de propriedade de Anita, concedida por ela a eles. Nos últimos anos de consciência, Harley se hospedava em um hotel. Parentes e amigos de Anita afirmam que se trata de um golpe.

Cristine entrou com um processo para tentar reconhecer que também tinha um relacionamento sério com Anita, tentando alegar na Justiça que elas mantinham uma união estável.

Publicidade

Fotos: Foto 1: Reprodução/TV Globo Foto 2: Wikimedia Commons


Canais Especiais Hypeness