Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Estudos científicos já mostraram que Pepsi e Coca-Cola possuem composições químicas extremamente similares. Mas por que nós, humanos do capitalismo, preferimos uma marca a outra? Ou será que existe algum segredo na fórmula que faz com que a Coca-Cola seja realmente a preferida do público?
Desde os anos 1950, essas empresas estão concorrendo duramente para quem toma a liderança do mercado de bebidas gaseificadas não alcoólicas nos EUA e no mundo. A Coca-Cola sempre manteve a ponta, dominando a venda de refrigerantes em diversos locais do mundo.
Coca-Cola e Pepsi duelam por mercados globais de consumo de bebida gaseificada
Nos anos 1970, a Pepsi conduziu testes cegos para descobrir qual era o melhor refrigerante. A esmagadora maioria preferia a Pepsi. Contudo, a Coca dominava as vendas.
Anos depois, neurocientistas decidiram conduzir testes e fazer experimentos com ressonância magnética para descobrir o que poderia justificar esse processo.
Ao avaliar a reação dos estudados, os pesquisadores descobriram que, na verdade, as pessoas tinham reações emocionais ao entrar em contato com o branding da Coca-Cola. A associação da marca com sensações positivas foi notada pelos cientistas.
“Realizamos uma série de testes cegos de sabor e com conhecimento de marca. Nos testes de sabor, não encontramos influência significativa do conhecimento da marca para a Pepsi. No entanto, há um efeito dramático do rótulo da Coca-Cola na preferência comportamental dos indivíduos. Apesar do fato de que havia Coca-Cola estava em todos os copos durante o teste cego, os indivíduos nesta parte do experimento preferiram Coca-Cola nos copos rotulados significativamente mais do que Coca-Cola sem marca e significativamente mais do que Pepsi”, explica o texto.
O estudo somente reforça o que já se sabia sobre o marketing da Coca-Cola. As propagandas de Natal, os patrocínios a eventos esportivos e todas as formas de prospecção da marca da empresa de bebidas afeta a nossa decisão de compra. E você, que está lendo, deve preferir Coca do que Pepsi também.
Além disso, a Coca foi o primeiro refrigerante de diversos locais do planeta. Na Alemanha de 1933, durante o nazismo, a empresa invadiu o mercado alemão – que considerava os refris coisa de criança -, e conseguiu transformar a Coca-Cola em item essencial. A Fanta, inclusive, foi inventada no Terceiro Reich pela empresa, durante uma falta de estoque para fazer a bebida sabor cola. O marketing é poderoso, domina mercados e altera a nossa cabeça.
Publicidade
Quando vamos voar de avião, passamos por diversos processos burocráticos e chatinhos, porém necessários,...
A Puma alega ter o tênis mais rápido do mundo, por isso seus clientes no México tem que ser rápidos para ganhar...
Ser criança é também escutar diariamente dos pais o que se deve ou não deve comer – para assim desenvolverem um...
Casamentos inovadores existem aos montes (espia exemplos aqui, aqui e aqui), mas April Choi e Bethany Byrnes deram um...
Existe o cosplay, em que pessoas se vestem com os figurinos e as maquiagens de determinado personagem – e existe o...
Para estimular a conversa e informar sobre o útero e a menstruação, a empresa sueca INTIMINA lançou o Period...
Chegou a hora dos 9 jovens talentos da moda apresentarem seus looks. O casting é estrelado, além de new faces que...
O crossover que você jamais imaginou mas que não tanto sem nem saber sempre sonhou acaba de chegar – entre a Marvel...
Dividindo os holofotes com os times em campo, estão os comerciais mostrados durante os intervalos do Super Bowl, a...