Sustentabilidade

Peixe-remo de quase 6 metros é avistado no Chile e surpreende pelo tamanho colossal

14 • 07 • 2022 às 13:14
Atualizada em 14 • 07 • 2022 às 15:09
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Um peixe-remo de 5,8 metros foi encontrado nas águas de Arica, no extremo-norte do Chile. O animal, também conhecido como ‘regaleco’ ou ‘rei-dos-arenques’ foi içado por pescadores após surgir morto nas águas. O peixe surpreendeu por seu tamanho colossal.

– Baleias jubarte vivem insegurança alimentar em nova crise provocada por emergência climática

O vídeo que mostra o animal sendo capturado por um guindaste. Sua aparição na superfície é considerada raríssima, e está associada a mitos e crenças populares de que ele estaria ligado a ocorrência de tsunamis e terremotos. Contudo, a informação não tem comprovação científica ou evidências factuais.

Peixe-remo, também conhecido como “peixe-do-fim-do-mundo” foi capturado em praia no extremo norte Chileno; imagens acumulam milhões de visualizações no TikTok e no Twitter

Confira o vídeo:

A lenda ganhou força depois que um peixe-remo foi encontrado no Japão dias antes do terremoto de Fukushima, em 2011, que ocasionou um dos tsunamis mais letais da história japonesa.

As histórias ajudaram o vídeo da captura chilena a viralizar nas redes sociais. Contudo, não existem informações sobre terremotos na costa pacífica ou previsões nesse sentido para alimentar as crenças.

Cientistas do Instituto de Desenvolvimento Pesqueiro (IFOP), do Chile, captaram amostras do peixe para estudar o que pode ter justificado seu surgimento na costa.

– As misteriosas histórias de fantasmas em táxis japoneses após o tsunami de 2011

O peixe-remo habita águas profundas, entre cerca de 300 e 500 metros de profundidade, mas pode acabar emergindo em situações raras.

Foram registradas aparições recentes do animal em ilhas do Pacífico e também na Austrália. Em 2020, ele foi registrado em uma praia na região pacífica costeira do México.

Leia também: Peixe-frankenstein: foto de tubarão-fantasma encontrado no fundo do oceano choca cientistas

Publicidade

Fotos: Reprodução/Reddit/@Nstsipz


Canais Especiais Hypeness