Criatividade

Por que estas mangas são as mais caras do mundo e o que as abelhas têm a ver com isso

07 • 07 • 2022 às 10:03 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Para produzir as mangas mais caras do mundo, as fazendas na cidade de Miyazaki, no Japão, utilizam não somente técnicas de cultivo como também abelhas especiais para tornar as frutas maiores, mais doces e suculentas. Depois de um ano inteiro de preparação e cuidados, após a colheita ser concluída, as melhores mangas de Miyazaki são vendidas em leilão, cujo recorde já alcançou 500 mil ienes, equivalentes a 4 mil dólares, por um par.

As mangas Taiyo no Tamago

As mangas Taiyo no Tamago das fazendas de Miyazaki são vendidas em caixas especiais

-A surreal melancia ‘preta’ que movimenta milhares de dólares em leilões no Japão

As mangas mais perfeitas das fazendas da região são conhecidas como Taiyo no Tamago, ou “Ovo do sol”, em tradução livre. Curiosamente, o que define os ovos do sol cultivados na cidade localizada na ilha de Kyushu, ao sul do Japão, não é a espécie de manga, mas sim a forma como as frutas são cultivadas, e principalmente a qualidade do resultado desse cultivo. As mangas Taiyo no Tamago são justamente as frutas perfeitas, por fora e por dentro, na aparência, no aroma e no sabor.

As mangas Miyazaki têm cor perfeita, aroma, sabor e suculência sem iguais

As mangas Miyazaki têm cor perfeita, aroma, sabor e suculência sem iguais

-Homem-manga: o horticultor indiano que produz 300 tipos de manga em uma só árvore

O fazendeiro Takuya Hidaka foi o recordista no leilão de 2022, que alcançou os 500 mil ienes citados, com mangas da variedade Irwin, também conhecida como “Manga Maçã”. Tudo é determinante para a qualidade da fruta perfeita, desde o nível de umidade do ar, a ventilação e a temperatura correta dentro da estufa, até mesmo o efeito da gravidade e do sol sobre as frutas. Cada manga, na fazenda de Hidaka, recebe uma rede de proteção, uma cordinha para segurá-la e posicioná-la na planta, e até rebatedores, para que o sol atinja todas as partes da fruta, garantindo a cor avermelhada uniforme.

As flores da mangas Miyazaki são polinizadas com abelhas especiais para o maior tamanho e sabor

As flores da mangas Miyazaki são polinizadas com abelhas especiais para o maior tamanho e sabor

-Golpe da fruta: cliente pagou R$ 1.200 por bandeja no Mercadão de São Paulo

As abelhas especiais são alugadas para o período de polinização, garantindo que as mangas cresçam em grande número, em maior tamanho e com mais doçura. Cerca de 9.500 frutas são produzidas por ano, mas somente 10% é selecionado como Taiyo no Tamago: as frutas perfeitas precisam ser inteiramente vermelhas, ter 15% de açúcar ao mínimo, e pelo menos 350 gramas para serem enviadas ao leilão anual.

As Miyazaki "normais" são vendidas por apenas cerca de 10 mil ienes, cerca de 80 dólares

As Miyazaki “normais” são vendidas por apenas cerca de 10 mil ienes, ou cerca de 80 dólares

-Jaca de mil reais vendida em mercado de rua em Londres viraliza nas redes

Além dos “Ovos do sol” leiloados, o restante da produção é vendido por valor mais barato mas ainda assim extraordinário: uma manga “normal” de Miyazaki é custa cerca de 80 dólares.

Leilão das Taiyo no Tamagos em 2019, que atingiu o recorde de 4 mil dólares, como em 2022

Leilão das Taiyo no Tamagos em 2019, que atingiu o recorde de 4 mil dólares, como em 2022

Publicidade

© fotos 1, 2, 3: Getty Images

© foto 4: Sanmai/Flickr/CC

© foto 5: Wikimedia Commons


Canais Especiais Hypeness