Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Reincidência zero. Esse é o resultado até agora do Partiu Aula na Justiça, projeto pioneiro no país executado no Rio Grande do Sul que busca ressocialização de adolescentes em conflito com a lei por meio da cultura e da educação. Na quinta-feira (14), ocorreu a formatura de oito adolescentes. É a terceira até o momento.
No total, 25 adolescentes já se formaram no projeto. A cada turma são escolhidos dois monitores, que recebem uma bolsa pelo período de um mês para auxiliar nos trabalhos. O Partiu Aula na Justiça tem duração de até dois anos, sendo que ainda restam 81 vagas. A maioria dos adolescentes que integra o projeto foi flagrado cometendo o ato infracional de tráfico de drogas. Quem já passou pelo Partiu Aula na Justiça teve os currículos encaminhados para a colocação no mercado de trabalho.
Rafa criou o Partiu Aula em 2013. Foto: Mateus Bruxel / Agencia RBS
O resultado das cinco oficinas que compõem a iniciativa, ministradas pelo rapper Rafael Diogo dos Santos, conhecido como Rafa Rafuagi, foi uma composição (letra e música), produção e interpretação pelos próprios adolescentes de uma música gravada em videoclipe, revelado durante a formatura na quinta-feira (14), em cerimônia no Centro Integrado de Atendimento da Criança e do Adolescente (Ciaca).
A iniciativa do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ), em parceria com o Ministério Público (MP) e o Ministério Público do Trabalho (MPT), e apoio da Defensoria Pública do Estado, pretende reverter o atual cenário de envolvimento de adolescentes com o tráfico de drogas. Por meio da arte, da cultura e da música, o Partiu Aula na Justiça busca estimular os participantes ao senso crítico e à reflexão sobre os atos praticados.
Sob comando de Rafa, adolescentes criaram uma música. Foto: Mateus Bruxel / Agencia RBS
Em turmas de, em média, 10 jovens, eles participam de quatro encontros no auditório do Centro Integrado de Atendimento da Criança e do Adolescente (Ciaca), em Porto Alegre, e um encontro externo, que acontece em algum ambiente que trate de cultura. Quem aceita participar tem o processo suspenso. Se concluir, poderá ter a extinção da ação. No entanto, se não continuar, o processo segue.
O Partiu Aula foi criado por Raffa em 2013 e já atingiu mais de 30 mil jovens e está sendo executado na Justiça pela primeira vez. A iniciativa contribui para mediação de conflitos em escolas públicas. Ou seja, na relação entre educador e educando. Em 2019, ganhou um prêmio da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Publicidade
O presidente da Câmara de Ollolai, região montanhosa de Barbagia, na Ilha da Sardenha, decretou a venda de diversas...
Rebeca Andrade fez história conquistando duas medalhas na ginástica artística nas Olimpíadas de Tóquio. Celebrada...
A ponte aérea Rio-SP pode estar com os dias contados. O responsável por isso é o Hyperloop, tecnologia criada por...
Escolhi a dedo o tema para o primeiro post do Hypeness. O Qwiki é aquele tipo de idéia, de projeto que te faz...
A camada de neve que normalmente cobre a montanha Braeriach, localizada na cordilheira de Cairngorms, na Escócia, é...
Apesar do atual governo americano lutar contra as regulações climáticas e o compromisso pelo futuro do planeta, a...
Essencial para restabelecer membros quebrados, só quem já usou sabe como o gesso pode ser desconfortável. No...
Na cidade chinesa de Chengdu Future City, o futuro será tecnológico e científico, livre de carros e planejado por...
Remédios à base de maconha já podem ser vendidos e importados desde terça-feira (10). A decisão segue resolução...