Debate

Prosopagnosia: a doença que impede Brad Pitt de reconhecer o rosto de pessoas

13 • 07 • 2022 às 09:02 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Em entrevista recente, o ator estadunidense Brad Pitt declarou sofrer de prosopagnosia, uma condição que causa dificuldade em reconhecer rostos. Segundo afirmou à revista GQ, o artista de 58 anos muitas vezes sente até mesmo vergonha de sair de casa, temendo que as pessoas pensem se tratar de um temperamento “egocêntrico, distraído e inacessível”, e que gostaria de conhecer mais pessoas que enfrentam o problema.

O ator Brad Pitt levantou a hipótese de sofrer de prosopagnosia, não conseguindo reconhecer rostos

O ator Brad Pitt pode sofrer de prosopagnosia, doença que dificulta o reconhecimento de rostos

-Introvertidos e extrovertidos reconhecem rostos de formas distintas, segundo estudo

“Ninguém acredita em mim!”, afirmou Pitt, confirmando sua inabilidade em reconhecer o rosto das pessoas, O ator, no entanto, ainda não recebeu um diagnóstico oficial da doença, que deve ser realizado por um médico especializado ou neuropsicólogo. “A verdade é que ele quer lembrar das pessoas que encontra, e sente vergonha de não lembrar”, diz o texto da matéria, publicada na edição de junho da revista GQ.

Segundo o ator, a condição o inibe até mesmo a sair de casa

Segundo o ator, a condição o inibe até mesmo a sair de casa

-O importante desabafo de Brad Pitt sobre alcoolismo após separação de Angelina Jolie

A prosopagnosia, conhecida em inglês como “face blindness”, ou “cegueira facial”, em tradução livre, é considerada um sintoma neurológico, que pode ocorrer em decorrência de outras doenças, como um AVC, Alzheimer ou em desdobramento de eventos como um traumatismo craniano ou uma cirurgia no cérebro. Não existe um medicamento ou um tratamento direto, mas é possível utilizar estratégias terapêuticas e tratamentos para reestabelecer a capacidade de reconhecimento.

Capa da revista GQ de Junho, onde saiu a entrevista com o ator

Capa da revista GQ de Junho, onde saiu a entrevista com o ator

-Justin Bieber cancela shows por causa de paralisia no rosto: entenda síndrome de Ramsay Hunt

A condição não é uma alteração ou falha da memória, nem apresenta um padrão. Segundo especialistas, a pessoa que sofre de prosopagnosia não reconhece os traços anatômicos até mesmo de pessoas próximas, em um processo aleatório, que pode se aplicar a somente algumas pessoas. Não é possível concluir, assim, que Brad Pitt de fato sofre com a doença sem o diagnóstico, mas ele revelou que costuma precisar de ajuda:  “De vez em quando, alguém me dá um contexto e eu digo: ‘Obrigado por me ajudar'”, afirmou.

Existem tratamentos indutivos capazes de corrigir a condição, mas não existe cura comprovada

Existem tratamentos indutivos capazes de corrigir a condição, mas não existe cura inequívoca

Publicidade

© fotos 1, 2, 4: Getty Images

© foto 3: GQ/reprodução


Canais Especiais Hypeness