Ciência

Quem bebe até 3 xícaras e meia de café por dia têm mais chances de viver mais e melhor, concluem cientistas

28 • 07 • 2022 às 20:09 Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

As pessoas que bebem uma quantidade moderada de café – até 3 xícaras e meia por dia – podem ter uma expectativa de vida mais longa, mesmo que o café seja levemente adoçado com açúcar, de acordo com pesquisa publicada na revista Annals of Internal Medicine.

 

Por cerca de sete anos, os pesquisadores acompanharam o consumo de café e a saúde de 171.616 participantes, que tinham em média quase 56 anos e estavam livres de câncer e doenças cardiovasculares quando o estudo começou. Eles descobriram que aqueles que bebiam regularmente de 1 a 3 xícaras e meia de café por dia, puro ou adoçado com cerca de uma colher de chá de açúcar, tinham até 30% menos chances de morrer nesse período de tempo por qualquer causa, incluindo câncer e doenças cardiovasculares. do que aqueles que não bebiam café.

Cafeinado ou descafeinado?

O tipo de café — instantâneo, moído ou descafeinado — não fez diferença, mas os resultados foram descritos como inconclusivos para o uso de adoçantes artificiais. A pesquisa mais recente não prova que o café sozinho foi responsável pela redução do risco de mortalidade dos participantes. Ainda assim, ao longo dos anos, pesquisas revelaram uma variedade de benefícios para a saúde do café, vinculando seu consumo a um risco reduzido de diabetes tipo 2, doença de Parkinson, depressão e muito mais.

Os nutricionistas geralmente atribuem os benefícios do café à abundância de antioxidantes nos grãos de café, que podem ajudar a reduzir a inflamação interna e o dano celular e proteger contra doenças. Beber café com cafeína também fornece um aumento de energia e aumento do estado de alerta. A cafeína, no entanto, pode atrapalhar o sono e ser arriscada durante a gravidez.

Publicidade

Fotos: Getty Images


Canais Especiais Hypeness