Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O Ministério Público do Trabalho (MTP) abriu uma investigação contra a Rede Globo envolvendo o caso de racismo contra as atrizes negras de ‘Nos Tempos do Imperador’.
De acordo com as informações da coluna de Mônica Bergamo na Folha de São Paulo, as denúncias incluem as já abordadas diferenças no tratamento entre os atores da trama de acordo com sua raça. Além disso, a empresa também é acusada de pagar menos estrelas negras para realizar os mesmos trabalhos que os brancos.
Atrizes e corpo de advogados defendem responsabilização da emissora em caso de racismo e acusam Globo de diferença no pagamento de brancos e negros
Os relatos de racismo seguem circundando o comportamento de Vinícius Coimbra, diretor da novela, acusado de instaurar uma segregação entre atores negros e brancos dentro do set da trama.
As vítimas que levaram a questão para a esfera pública são Dani Ornellas e Roberta Rodrigues, que já haviam tratado do assunto com o setor compliance da emissora.
“Quando as aranhas de se juntam, elas são capazes de criar teias para parar até um leão. E é justamente isso o que a gente pretende com toda essa movimentação”, afirma Djeff Amadeus, um dos advogados das atrizes, à coluna de Mônica Bergamo.
– Novela da Globo cria polêmica com estupro após acusações de machismo, racismo e lesbofobia
Nas redes sociais, Roberta Rodrigues desabafou. “Obrigada aqueles que realmente não vivem o falso moralismo apenas pra fingir que é de verdade e serem aceitos em um sistema totalmente racista”, disse.
Até agora, oito pessoas foram ouvidas pelo Ministério Público do Trabalho, que investiga as denúncias de racismo contra a TV Globo.
– Coautor de ‘Babilônia’ acusa diretoria da Globo de racismo: ‘Não aceitei fazer essa nojeira’
Vinícius Coimbra foi demitido da empresa depois de denúncias no set de racismo em novela que retrata período imperial no Brasil
Vinícius Coimbra foi demitido em março da TV Globo. Ele era o principal acusado de racismo pelas atrizes negras que conduzem as denúncias. O diretor alega que não foi desligado por racismo, mas por “assédio moral”, e que todas as suas atitudes foram tomadas com o consentimento de seus superiores.
Além das acusações sobre as ações da direção da novela, ‘Nos Tempos do Imperador’, que relata o período do Segundo Reinado no Brasil, também foi criticada por relativizar questões raciais e dar uma abordagem pouco crítica ao momento histórico da escravidão durante o império.
“A fim de manter seu ambiente corporativo livre de discriminação, a empresa conta com um sistema de compliance atuante, com treinamentos de conscientização frequentes de seus colaboradores e um código de ética que proíbe a discriminação e pune severamente as violações apuradas”, afirmou a rede Globo em nota.
“Mas reconhecemos que, como ocorre em todos os segmentos da sociedade, há muito a avançar no caminho da diversidade, para além das rigorosas regras de compliance que praticamos no nosso dia a dia a esse respeito”, comunicou a empesa.
Publicidade
A Mattel anunciou que vai homenagear a escritora e ativista negra Maya Angelou (1928-2014) com uma boneca Barbie...
Como acontece há 22 anos a Avenida Paulista, em São Paulo, foi palco da Parada do Orgulho LGBTQIAP+, que mais uma vez...
A cantora, atriz, compositora e ex-BBB, Lina Pereira, a Linn da Quebrada, acaba de entrar para o time de consultoria da...
Qualquer ideia de padrão estético necessariamente cai por terra em um segundo diante da infinita variedade que a...
Uma fotografia com pessoas procurando alimento na caçamba de um caminhão de lixo no Centro do Rio de Janeiro causou...
Na última quinta-feira (14), a Nike convidou amantes do futebol ao Estádio do Pacaembu para uma apresentar a primeira...
A brasileira Rayka Oliveira se tornou a 1ª mulher trans a participar do concurso 'Miss Brasil', principal torneio de...
A luta das mulheres por equidade de gênero é histórica. Há séculos o feminismo se dedica a combater a misoginia e...
Apesar de não representar grandes males para a saúde, o vitiligo pode provocar, além das manchas embranquecidas na...