Sustentabilidade

Relembre avalanches que marcaram história após acidente em maior geleira dos alpes italianos

04 • 07 • 2022 às 16:36
Atualizada em 04 • 07 • 2022 às 16:51
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Neste domingo (3), ocorreu uma avalanche na geleira na montanha de Marmolada, nos Alpes italianos. Pelo menos sete pessoas morreram e oito ficaram feridas por conta da queda de gelo e outros dejetos no local.

A imprensa italiana afirma que a velocidade da queda da avalanche foi de 300 quilômetros por hora. Além disso, outras 14 pessoas seguem desaparecidas e outros 16 carros abandonados no estacionamento do parque onde fica a Marmolada indicam que pode haver ainda mais mortos.

Marmolada é considerada a “Rainha dos Dolomitas”, cadeia de montanhas dos Alpes

Confira um vídeo da queda:

O desastre ocorreu 10 dias depois de uma temperatura recorde ter sido registrada no cume da montanha. Cientistas estimam que o acidente ocorreu por conta das mudanças climáticas.

“O colapso da geleira Marmolada é um desastre natural ligado diretamente às mudanças climáticas.  As geleiras de alta altitude, como a Marmolada, geralmente são íngremes e dependem de temperaturas frias abaixo de zero graus Celsius para se manter estáveis. Mas as mudanças climáticas significam cada vez mais água de degelo”, disse à agência Bloomberg Poul Christoffersen, professor de glaciologia da Universidade de Cambridge.

Avalanches na história

Ao longo da história, diversas avalanches ocorreram ao redor do mundo. Em setembro de 2002, um desabamento de gelo foi registrado na vila de Nizhny Karmadon, na república caucasiana da Ossétia do Norte. O acidente deixou 127 mortos e desaparecidos.

Em 1962 e 1970, aconteceram as duas avalanches Huascarán, na cidade de Yungay, na região dos Andes peruanos. Na primeira ocasião, 4 mil pessoas morreram por conta de uma queda de dejetos da montanha.

Nos anos 1970, o terremoto Ancash desencadeou uma queda similar. Cerca de 22 mil pessoas morreram, segundo o governo peruano.

Mulher salva criança em meio a avalanches na Suíça durante os anos 1960

O ano de 1916 ficou famoso a “Sexta-Feira Branca”. Durante a Primeira Guerra Mundial, a montanha de Marmolada, nos Alpes italianos, também foi palco de um momento trágico.

Enquanto o front italiano e o império Austro-Húngaro travavam conflito na região alpina, ocorreu uma avalanche que resultou na morte de pelo menos 2 mil pessoas.

Entre 1950 e 1951, o chamado “Inverno do Terror” entrou para história quando 649 avalanches foram registradas nos Alpes suíços. A queda matou 265 pessoas. Mais ou menos 600 prédios e casas foram destruídos durante o período.

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Canais Especiais Hypeness