Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Neste domingo (3), ocorreu uma avalanche na geleira na montanha de Marmolada, nos Alpes italianos. Pelo menos sete pessoas morreram e oito ficaram feridas por conta da queda de gelo e outros dejetos no local.
A imprensa italiana afirma que a velocidade da queda da avalanche foi de 300 quilômetros por hora. Além disso, outras 14 pessoas seguem desaparecidas e outros 16 carros abandonados no estacionamento do parque onde fica a Marmolada indicam que pode haver ainda mais mortos.
Marmolada é considerada a “Rainha dos Dolomitas”, cadeia de montanhas dos Alpes
Confira um vídeo da queda:
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que uma avalanche atinge os Alpes italianos, deixando ao menos seis mortos. Outras oito pessoas ficaram feridas, duas em estado grave. Equipes de resgate fazem buscas por desaparecidos #FolhaVitoria pic.twitter.com/R5jgcevkGg
— Jornal Folha Vitória (@folha_vitoria) July 4, 2022
O desastre ocorreu 10 dias depois de uma temperatura recorde ter sido registrada no cume da montanha. Cientistas estimam que o acidente ocorreu por conta das mudanças climáticas.
“O colapso da geleira Marmolada é um desastre natural ligado diretamente às mudanças climáticas. As geleiras de alta altitude, como a Marmolada, geralmente são íngremes e dependem de temperaturas frias abaixo de zero graus Celsius para se manter estáveis. Mas as mudanças climáticas significam cada vez mais água de degelo”, disse à agência Bloomberg Poul Christoffersen, professor de glaciologia da Universidade de Cambridge.
Ao longo da história, diversas avalanches ocorreram ao redor do mundo. Em setembro de 2002, um desabamento de gelo foi registrado na vila de Nizhny Karmadon, na república caucasiana da Ossétia do Norte. O acidente deixou 127 mortos e desaparecidos.
Em 1962 e 1970, aconteceram as duas avalanches Huascarán, na cidade de Yungay, na região dos Andes peruanos. Na primeira ocasião, 4 mil pessoas morreram por conta de uma queda de dejetos da montanha.
Nos anos 1970, o terremoto Ancash desencadeou uma queda similar. Cerca de 22 mil pessoas morreram, segundo o governo peruano.
Mulher salva criança em meio a avalanches na Suíça durante os anos 1960
O ano de 1916 ficou famoso a “Sexta-Feira Branca”. Durante a Primeira Guerra Mundial, a montanha de Marmolada, nos Alpes italianos, também foi palco de um momento trágico.
Enquanto o front italiano e o império Austro-Húngaro travavam conflito na região alpina, ocorreu uma avalanche que resultou na morte de pelo menos 2 mil pessoas.
Entre 1950 e 1951, o chamado “Inverno do Terror” entrou para história quando 649 avalanches foram registradas nos Alpes suíços. A queda matou 265 pessoas. Mais ou menos 600 prédios e casas foram destruídos durante o período.
Publicidade
A 6a edição do Encontro Vegano JMA J’adore mes amis acontecerá no dia dos pais, no próximo domingo, 09 de agosto,...
A atriz e ativista Jane Fonda anunciou um novo comitê de ação política (PAC) para se opor aos políticos que apoiam...
Se nós contássemos a quantidade de embalagens plásticas que consumimos anualmente contendo produtos químicos o...
O aquecimento global continua sendo um problema muito discutido, mas pouco combatido. Embora governos de diversos...
Imagina que incrível morar no meio de uma área protegida da Mata Atlântica. Entre as movimentadas São Paulo e Rio...
Quando chegou essa sugestão de pauta para mim, sinceramente eu duvidei que fosse conseguir limar metade do lixo que...
A máxima do químico francês Antoine Lavoisier de que na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma...
Harry Kunz passou os últimos 30 anos de sua vida trabalhando com animais e construindo o Eagles Nest Wildlife...
É na zona Norte do Rio de Janeiro, mas precisamente em Manguinhos, que está a maior horta comunitária da América...