Ciência

Robô Perseverance, da NASA, descobre objeto misterioso em Marte

26 • 07 • 2022 às 19:22
Atualizada em 28 • 07 • 2022 às 20:19
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

O robô Perseverance encontrou em Marte um misterioso objeto que levou os cientistas da NASA ao trabalho. Semelhante a um emaranhado de linhas ou uma planta seca, o material descoberto no solo marciano vem instigando curiosos e interessados na missão, mas, para especialistas, provavelmente é mais mundano do que extraterrestre, e teria vindo do próprio robô.

Detalhe da foto tirada pelo robô, revelando o emaranhado de linhas descoberto pelo

Detalhe da foto tirada pelo Perseverance revelando o emaranhado de linhas descoberto pelo robô

-‘Porta misteriosa’ vista em foto de Marte ganha explicação da ciência

O Perseverance foi enviado para Marte pela agência espacial estadunidense em julho de 2020, e pousou no planeta vermelho em fevereiro de 2021: para além das teorias mais criativas para o objeto que muita gente apelidou de “espaguete”, é provável que se trate de destroços derivados do próprio pouso do robô. “Estivemos discutindo de onde veio, mas especula-se que seja um pedaço de corda do paraquedas ou do sistema de pouso que leva o robô ao solo”, afirmou, em entrevista recente, um porta-voz da NASA.

A foto ampliada, mostrando o "espaguete" marciano na parte inferior da imagem

A foto ampliada, mostrando o “espaguete” marciano na parte inferior da imagem

-Robô Curiosity fotografa ‘flor’ mineral em pleno solo de Marte

O objeto foi encontrado em 12 de julho, localizado pela câmera de prevenção de riscos localizada na frente do rover – quatro dias depois, o Perseverance voltou ao local e não encontrou mais o objeto, que provavelmente foi arrastado pelo vento. “É preciso ter em conta que não está confirmado que seja uma coisa ou outra”, concluiu o porta-voz, lembrando que a equipe de pesquisadores da NASA segue estudando o material registrado pelo robô.

"Selfie" tirada pelo robô após o pouso em Marte, no ano passado

“Selfie” tirada pelo Perseverance após o pouso em Marte, no ano passado

-Nasa detalha ‘sabre de luz de Star Wars’ fotografado em Marte

Essa não é a primeira vez que o rover encontra seus próprios detritos em Marte: no mês passado, o Perseverance “cruzou” com um pedaço de manta térmica provavelmente derivado do sistema de pouso dos foguetes. Atualmente o robô está explorando um local chamado Jezero, cratera que, no passado, era inundada por água, em busca de sinais biológicos de antigas formas de vida microbiana que podem ter existido há bilhões de anos no planeta.

Parte da Cratera Jezero, onde atualmente o Perseverance está pesquisando

Parte da Cratera Jezero, onde atualmente o Perseverance está pesquisando

Publicidade

© fotos: NASA/JPL-Caltech


Canais Especiais Hypeness