Arte

Rodrigo Santoro é Fernão de Magalhães, primeiro navegador a dar a volta ao mundo, em nova série da Amazon Prime

18 • 07 • 2022 às 10:57
Atualizada em 18 • 07 • 2022 às 10:59
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

O navegador português Fernão de Magalhães inscreveu seu nome na história ao comandar a primeira viagem de circum-navegação ao redor do mundo, entre os anos de 1519 e 1522, liderando a expedição espanhola Magalhães-Elcano.

Na nova série da Amazon Prime, porém, o capitão é Rodrigo Santoro: o ator brasileiro estrela Sem Limites, do Amazon Prime Video, que retrata justamente a incrível jornada da primeira viagem de barco a cruzar o planeta e voltar a seu porto de origem – e estreou na plataforma no último dia 8 de julho.

O ator brasileiro Rodrigo Santoro no lançamento da série "Sem Limites", da Amazon Prime Video

O ator brasileiro Rodrigo Santoro no lançamento da série “Sem Limites”, da Amazon Prime Video

Na série, Santoro vive o navegador português Fernão de Magalhães

Na série, Santoro vive o navegador português Fernão de Magalhães

-O homem que deu a volta ao mundo sem pegar avião ou dirigir um carro

A série é estrelada por Santoro ao lado do ator espanhol Álvaro Morte, que se tornou famoso como o Professor na série La Casa de Papel, e que interpreta o capitão Juan Sebastián Elcano, e reconta a histórica expedição, que tinha como objetivo inicial encontrar uma nova rota para a Índia, para o comércio de especiarias.

Ao completar, no entanto, a primeira circum-navegação pelo planeta, a viagem acabou por revolucionar não somente o comércio e a economia, mas até mesmo a ciência da época, já que o feito ajudou a comprovar que a Terra é redonda.

Álvaro Morte como capitão Juan Sebastián Elcano

Álvaro Morte como capitão Juan Sebastián Elcano

-A primeira colônia européia nas Américas foi estabelecida por vikings 500 anos antes de Colombo

A missão saiu do porto de Sanlúcar de Barrameda, na Espanha, em 20 de agosto de 1519, com 234 marinheiros em cinco navios e, depois de uma breve parada nas Ilhas Canárias, chegou ao Rio de Janeiro em 13 de dezembro, de onde prosseguiu na direção do extremo sul do continente.

Em novembro de 1520 o grupo cruzou o Estreito de Todos os Santos – hoje Estreito de Magalhães – e chegou ao outro lado da América do Sul, alcançando o Oceano Pacífico.

-The Boys: Conheça as histórias em quadrinho que originaram a série da Amazon Prime Video

Em janeiro de 1522 os navios chegaram ao Timor, na região da Indonésia, e seguiram: o Cabo da Boa Esperança, no extremo sul do continente africano, foi alcançado em maio de 1522, e Cabo Verde em julho.

A expedição retornou ao porto de Sanlúcar, de onde partiu, em setembro de 1522 e, dos 234 homens que zarparam, somente 18 retornaram em um único navio.

Somente 18 homens retornam, magros e adoecidos, em um único navio para completar a expedição

Somente 18 homens retornam, magros e adoecidos, em um único navio para completar a expedição

-‘The Underground Railroad’ precisa estar na sua lista de séries e te mostramos o porquê

Sem Limites é uma produção espanhola que custou 30 milhões de euros, e que inicialmente seria toda falada em espanhol: foi Santoro quem convenceu os produtores de que a história ganharia mais veracidade se trouxesse interação também em português.

Além de celebrar os 500 anos do feito, a série também representa um marco na carreira do ator, que alcança 30 anos de trabalho como um dos mais bem-sucedidos artistas brasileiros no exterior.

Àlvaro Morte, o diretor Simon West, e Rodrigo Santoro no lançamento da série

Àlvaro Morte, o diretor Simon West, e Rodrigo Santoro no lançamento da série

-Como uma conversa e uma sopa ajudaram a impedir uma guerra no século 16

“Essa façanha transformou para sempre o comércio, a economia, a astronomia e o conhecimento do planeta, sendo considerada uma das maiores conquistas da história da humanidade”, diz a sinopse da série, sobre a viagem.

Filmada principalmente na Espanha e na República Domenicana, Sem Limites é dirigida por Simon West, diretor estadunidense que também assinou filmes como Lara Croft: Tomb Raider, de 2001, e Os Mercenários, de 2012, e chega ao Amazon Prime em 6 episódios de 40 minutos cada.

"Sem Limites" já está disponível em 6 episódios de 40 minutos no Prime Video

“Sem Limites” já está disponível em 6 episódios de 40 minutos no Prime Video

Publicidade

© fotos 2, 3, 4, 6: Amazon Prime Video/reprodução

© fotos 1, 5: Getty Images


Canais Especiais Hypeness