Inspiração

Síndrome de Savant: limpador de tapetes com autismo fala 40 idiomas; entenda esta condição

26 • 07 • 2022 às 19:29 Karol Gomes
Karol Gomes   Redatora Karol Gomes é jornalista e pós-graduada em Cinema e Linguagem Audiovisual. Há cinco anos, escreve sobre e para mulheres com um recorte racial, tendo passado por veículos como MdeMulher, Modefica, Finanças Femininas e Think Olga. Hoje, dirige o projeto jornalístico Entreviste um Negro e a agência Mandê, apoiando veículos de comunicação e empresas que querem se comunicar de maneira inclusiva.

Vaughn Smith, um limpador de tapetes de Gaithersburg, Maryland, nos Estados Unidos, superou todas as expectativas ao demonstrar ser um “hiperpoliglota”. A nomenclatura é usada para definir pessoas que falam 11 idiomas ou mais. No caso de Smith, são quarenta.  

O Washington Post confirmou recentemente que Smith é fluente ou pode conversar essencialmente em todos os idiomas da Europa, incluindo galês, gaélico irlandês e gaélico escocês. 

– Japoneses criam máscara capaz de traduzir conversas em nove idiomas

Smith quer fazer mais exames e entender que tipo de autismo possui

Mas ele não parou no Velho Mundo: o homem reservado e gentil conhece várias línguas tribais, incluindo Lakota, Salish, Navajo e Nahuatl, enquanto do Extremo Oriente ele conhece japonês, mandarim, cingalês e indonésio. A partir do meio do mapa, ele fala amárico (etíope), hebraico e árabe. 

– Conheça a história de Edmilson, o cobrador de ônibus formado em RI que fala 10 idiomas

Depois de avaliações, especialistas detectaram o savantismo autista em Smith, o que explica que sua super habilidade e inteligência estão conectados com esse transtorno do espectro, algo que o torna diferente entre a sociedade. 

– Este fone de ouvido traduz conversas em mais de 20 idiomas

Para Smith, sua facilidade com línguas o ajuda a se conectar com pessoas mesmo sendo neurodivergente. Em entrevista ao Washington Post, ele contou que, na sua experiência, as pessoas são mais felizes e gentis quando se fala a língua delas. 

Publicidade

Foto: Reprodução / Youtube / The Washigton Post


Canais Especiais Hypeness