Sustentabilidade

Tubarão de 6 metros gera onda gigante com impacto de sua força; veja vídeo

19 • 07 • 2022 às 15:52
Atualizada em 21 • 07 • 2022 às 09:32
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Um vídeo viralizou no Twitter ao mostrar uma grande onda no mar provocada pela força de um tubarão de mais de 6 metros que nadava na direção de um barco.

A cena dura somente 23 segundos, mas já foi vista mais de 4,4 milhões de vezes no Twitter, é de tal forma aterrorizante que recebeu uma justa trilha sonora cinematográfica de suspense.

A incrível onda provocada pela força do animal de 6 metros nadando na direção do barco

A incrível onda provocada pela força do animal de 6 metros nadando na direção do barco

-Vídeo mostra tubarão tentando comer hélice de um barco na Austrália

Entre os comentários, a maioria remete ao clássico “Tubarão”, filme de Steven Spielberg lançado em 1975.

“Sete metros e meio! E três toneladas”, escreveram, se referindo à fala que o personagem Quint, interpretado por Robert Shaw, diz no filme a Matt Hopper, interpretado por Richard Dreyfuss, corrigindo o amigo sobre o tamanho do tubarão, ao avistar o imenso animal no mar.

-Dente gigante do maior tubarão que já existiu é achado acidentalmente por garoto em praia

O vídeo foi postado no Twitter pelo perfil “Daily Jaws” (Mandíbulas diárias, em tradução livre) e não informa o local onde a incrível onda ocorreu.

Um palavrão é enunciado por uma das pessoas no barco, e define bem a sensação causada pelo momento, especialmente quando o tubarão se torna visível em sua imensidão, ao lado do barco de onde a filmagem foi capturada.

A barbatana do gigante vista de perto, ao lado do barco de onde foi feita a filmagem

A barbatana do gigante vista de perto, ao lado do barco de onde foi feita a filmagem

-Baleia é devorada por 8 tubarões-brancos; veja o vídeo impressionante

Entre os comentários, porém, muita gente afirmou que, apesar do medo ser compreensível, não há motivos para o temor, já que se trataria de um inofensivo tubarão-peregrino.

Capaz de alcançar até 12 metros de comprimento e de ser o segundo maior peixe conhecido – atrás somente do tubarão-baleia –, a espécie se alimenta de plânctons, não é agressiva e não ataca pessoas nem barcos.

Um tubarão-peregrino se alimentando de plânctons pelo método de filtração

Um tubarão-peregrino se alimentando de plânctons pelo método de filtração

-O que acontece quando dois músicos tocam o tema de Star Wars na porta de seu compositor

Muita gente também reclamou, nos comentários, do vídeo que viralizou não utilizar a clássica música original do filme de Spielberg, composta e regida por John Williams.

Na inesquecível cena de “Tubarão”, após vislumbrar pela primeira vez a fera, o personagem Martin Brody, interpretado por Roy Scheider, dá a dimensão do tubarão com uma fala inesquecível: “Vamos precisar de um barco maior”, ele diz.

Publicidade

© fotos 1, 2: Twitter/@thedailyjaws/reprodução

© foto 3: Wikimedia Commons


Canais Especiais Hypeness