Debate

Varíola do macaco é encontrada em crianças e emergência global é declarada pela OMS; entenda

26 • 07 • 2022 às 12:02 Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

A varíola do macaco tem se espalhado rapidamente pelo planeta. A doença, que apresenta uma baixa letalidade até então, teve emergência global declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no último sábado (23).

Atualmente, segundo dados do Centre of Disease Control (CDC), agência de saúde dos EUA, 18 mil casos da doença foram confirmados ao redor do mundo. De acordo com a OMS, 5 pessoas morreram até então.

Testes para varíola do macaco estão sendo feitos na Espanha; país tem mais de 3 mil casos confirmados

A doença não tem transmissibilidade alta como a covid-19 e nem mortalidade similar, mas a decisão da OMS tem como fim financiar mais vacinas e investir valores para conter o surto e reduzir a propagação do vírus.

– ‘Sensação de que fui atropelado’: o relato do 1º paciente confirmado com varíola do macaco

“A avaliação da OMS é que o risco de varíola é moderado globalmente e em todas as regiões, exceto na região europeia, onde avaliamos o risco como alto”, declarou Ghebreyesus em coletiva de imprensa.

“É necessário avaliar as implicações imediatas e de médio prazo para a saúde pública”, disse Ghebreyesus durante o encontro de seis horas.

Varíola do macaco – transmissão

O vírus da monkeypox é parecido com a varíola humana, erradicado no ano de 1977. Essa variação da doença é comum em animais silvestres, mas essa nossa variante do vírus tem se espalhado entre humanos de forma nunca antes vista.

Uma pesquisa da New England Journal of Medicine afirmou que cerca de 98% dos casos no Reino Unido foram encontrados em homens que fazem sexo com homens (HSH). A doença tem como principal via de transmissão a troca de fluidos corporais, seja pelo beijo ou pelas relações íntimas.

– O que é ‘pandemiceno’ e como ele pode estar ligado ao surgimento de velhas e novas doenças

“A varíola do macaco é quase certamente transmitida sexualmente”, disse Paul Hunter, professor de proteção à saúde da Norwich Medical School, no Reino Unido, à Deustche Welle.

Contudo, duas crianças foram diagnosticadas com a doença nos EUA. As autoridades sanitárias do país estimam que a transmissão ocorreu por compartilhamento de roupas, toalhas e outros objetos de uso pessoal com outros moradores de seu lar.

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Canais Especiais Hypeness