Ciência

Vídeo impressionante mostra momento exato em que raio atinge carro em estrada

08 • 07 • 2022 às 12:43
Atualizada em 08 • 07 • 2022 às 12:55
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Um caso surpreendente ocorreu na Flórida, no sul dos Estados Unidos. Michaelle Whalen gravou o carro de seu marido sendo atingido por um raio na estrada.

A mulher estava a bordo de um veículo que vinha logo atrás do de seu companheiro e conseguiu registrar o momento impressionante.

Vídeo mostra momento preciso em que carro é atingido por descarga elétrica

O carro de Edward Whalen foi atingido por um raio durante uma forte chuva que caía na Flórida. Michaelle estava gravando a tempestade e acabou registrando, em vídeo, o carro de seu marido recebendo uma descarga elétrica poderosíssima.

Ela queria registrar fotos dos relâmpagos que estavam distantes. “Começou a tempestade e eu pensei que o relâmpago estava nítido, então eu estava tentando tirar uma foto e errei todas as vezes”, disse a mulher à Fox News.

Quando o raio caiu no veículo, a mulher pensou ter filmado a morte do esposo. Ela parou o carro para ver o que havia acontecido, mas encontrou seu marido bem.

– Raio atinge jovem que usava celular no banheiro: ‘Meu corpo paralisou’

“Eu tive que pular da caminhonete e correr de volta para ela [Michaelle], abraçá-la e deixá-la saber que estávamos todos bem. Estávamos realmente confusos. Tivemos dores de cabeça muito ruins”, disse.

Confira o vídeo:

A gaiola de Faraday

Mas como o homem pode ter sobrevivido a uma descarga elétrica tão grande? Existe um fenômeno da física que justifica o que aconteceu: a gaiola de Faraday.

Comentamos isso quando o avião de Miley Cyrus foi atingido por um raio durante um voo no Paraguai, em abril deste ano.

Michael Faraday descobriu princípio que dá segurança para aviões viajarem sem se preocupar com raios

Esse princípio físico-químico garante que infraestruturas metálicas – como gaiolas – mantém as descargas elétricas em sua área externa quando são atingidas. Por isso, dentro do carro, não foi possível sentir os efeitos do raio e Edward saiu bem.

– Homem capta o momento em que um raio atinge seu jardim e levanta debate sobre nossas vidas filmadas

A gaiola de Faraday foi descoberta pelo físico Michael Faraday, que se trancou em uma gaiola e aplicou uma descarga elétrica similar a de um raio na estrutura metálica. Michael saiu vivo e comprovou o fenômeno, que salvou a vida de Edward Whalen.

Publicidade

Fotos: Reprodução/Twitter/@Rainmaker1973


Canais Especiais Hypeness