Debate

Vídeos no YT mostram rinoplastia caseira e preocupam médicos

28 • 07 • 2022 às 15:15
Atualizada em 28 • 07 • 2022 às 15:29
Yuri Ferreira
Yuri Ferreira   Redator É jornalista paulistano e quase-cientista social. É formado pela Escola de Jornalismo da Énois e conclui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Já publicou em veículos como The Guardian, The Intercept, UOL, Vice, Carta e hoje atua como redator aqui no Hypeness desde o ano de 2019. Também atua como produtor cultural, estuda programação e tem três gatos.

Um homem foi atendido em um pronto-socorro na região do Campo Limpo, na Zona Sul de São Paulo, na última quinta-feira, em estado grave de saúde depois de tentar realizar uma rinoplastia caseira.

O caso fez com que a atenção se jogasse ao Youtube: na plataforma, existem milhares de vídeos de pessoas ensinando técnicas para afinar o nariz em casa.

Rinoplastia caseira não funciona e é procedimento arriscado; caso queira fazer o procedimento, opte por um profissional certificado em cirurgias plásticas

Segundo os relatos do homem aos médicos, o homem tentou fazer diversos procedimentos sem autorização médica e acabou mutilando seu próprio rosto. O paciente chegou a passar álcool 70% no ferimento e manipulá-lo sem luvas, além de usar uma linha inadequada para fazer os pontos. Seu rosto infeccionou e ele segue recebendo atendimento.

– Mulher acusa dentista por perda de parte do nariz em cirurgia estética

“A pasta esclarece que, após ser acolhido pela equipe médica de saúde mental, o paciente passou por atendimento da equipe de bucomaxilofacial (BMF), que realizou a limpeza do ferimento, curativo e orientação quanto aos cuidados necessários. A SMS reforça que o paciente recebeu alta hospitalar no mesmo dia, além de encaminhamento para retorno com a especialidade BMF. Ele foi encaminhado para também seguir atendimento na rede com serviço de psicologia”, disse a prefeitura, em nota.

Nas redes sociais de vídeos, como TikTok e Youtube, é possível encontrar tentativas de fazer rinoplastias em casa e outros procedimentos estéticos arriscados.

– Mulher paga R$ 1,7 mil em procedimento estético na sobrancelha e se assusta com resultado

“Muitas pessoas acham que o procedimento é tão simples quanto parece ser nos vídeos. Não preciso nem falar que é muito arriscado e pode, até, levar à morte”, explicou o médico Rodrigo Lacerda, cirurgião plástico especialista em rinoplastia e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), ao G1.

Publicidade

Fotos: Reprodução/Youtube/Lucio Vieira


Canais Especiais Hypeness