Agosto: última Superlua do ano e chuva de estrelas cadentes de cometa descoberto em 1862

04 • 08 • 2022 às 10:01
Atualizada em 05 • 08 • 2022 às 10:36
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

A programação do céu está animada para o mês de agosto, com uma série de verdadeiros espetáculos astronômicos agendados para o período.

O mais aguardado é provavelmente a terceira superlua do ano, que também será a última de 2022, mas o mês também terá duas chuvas de meteoros e conjunção de diversos planetas do Sistema Solar com a lua.

Superlua registrada em Bangkok em 2022

-Superlua: o que é esse fenômeno e porque ele acontece

Última Superlua do ano

A terceira e última superlua de 2022 começará sua fase cheia no dia 11 de agosto, e assim permanecerá pelos três dias seguintes.

Segundo a NASA, no dia 12 ela estará no ponto mais perto da Terra, também conhecido como perigeu, e parecerá ainda maior e mais brilhante no céu: a próxima superlua só acontecerá em 3 de julho de 2023.

A superlua "de morango" surgindo sobre Nova York em junho de 2022

A superlua “de morango” surgindo sobre Nova York em junho de 2022

-Queda de meteoro filmada em Porto Alegre bate recorde de duração no ano; assista

Chuva de meteoros

A chuva de meteoros Perseidas acontecerá entre a noite do dia 12 de agosto e o início da madrugada do dia 13, em fenômeno derivado do cometa Swift-Tutle, descoberto em 1862 por cientistas estadunidenses.

As estrelas cadentes serão especialmente visíveis no hemisfério norte, mas poderão ser vistas nas regiões norte e nordeste do Brasil, com cerca de 60 meteoros por hora em seu pico.

Os meteoros da chuva de Perseidas reunidos em uma só foto em 2015

-Seis fatos curiosos sobre o cometa Halley e a data em que ele deve voltar

No dia 18 será alcançado o pico da segunda chuva, de meteoros Kappa-Cignídeos, também facilmente observáveis no hemisfério norte. Com caudas curtas e cor branco-azuladas, os meteoros kappas são mais lentos e brilhantes.

-Astronauta em estação espacial tira foto incrível da Lua e da Terra juntas e viraliza

Conjunções de planetas

Outro espetáculo impactante que acontecerá nos céus de agosto será a conjunção de planetas do Sistema Solar com a lua – começando no dia 15, quando Júpiter estará próximo do nosso satélite.

No dia 19, será a vez da conjunção de Marte com a lua, com a aproximação de Vênus acontecendo seis dias depois, em 25 de agosto, e a conjunção de Mercúrio com a lua se dando no dia 29 de agosto, como encerramento da animada agenda de shows astronômicos do mês.

Conjunção recente entre a lua e o planeta Vênus