Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A senadora indígena australiana Lidia Thorpe referiu-se à Rainha Elizabeth II como “colonizadora” durante cerimônia de posse no parlamento do país.
Thorpe incluiu o adjetivo no juramento que deveria enunciar para tornar-se senadora, e foi obrigada a repetir o texto sem o termo: segundo a constituição australiana, todos os senadores e parlamentares devem jurar lealdade à rainha britânica para assumir os cargos.
Thorpe no momento do protesto, realizado durante a posse parlamento australiano, no dia 1
-A poderosa comunidade de aborígenes trans que há décadas combate o preconceito na Austrália
Eleita pela legenda Verdes por Vitória, a senadora fez a afirmação de punho erguido no ar no dia 1 de agosto: “Eu soberana, Lidia Thorpe, juro solene e sinceramente que serei fiel e mantenho verdadeira lealdade à colonizadora sua majestade, a rainha Elizabeth II”, disse, incluindo a palavra “colonizadora” no juramento formal.
O protesto causou reação de outros senadores, que chegaram a afirmar que ela não seria senadora se não realizasse o juramento de acordo com o protocolo previsto.
Assista abaixo:
La senadora indígena australiana, Lidia Thorpe, se refirió a la Reina Isabel como una "colonizadora" mientras prestaba juramento en el parlamento de Australia. pic.twitter.com/GYDdXIiSPR
— PoloSur (@PoloSurTDF) August 1, 2022
-Decolonial e descolonial: qual a diferença entre os termos?
Após ser obrigada pela presidente do senado a refazer o juramento, Thorpe em seguida postou uma foto sua do momento, com o punho erguido, acompanhada da legenda “soberania nunca cedida”.
Apesar da constituição da Austrália afirmar que todo senador deve fazer o juramento, especialistas afirmaram à imprensa britânica que caberia ao parlamento decidir se a atitude impediria a senadora de assumir o cargo.
A senadora durante cerimônia no parlamento, em 2020
-Como a colonização europeia contribuiu para a instabilidade política em países africanos
Recentemente, Thorpe afirmou que a Austrália como conhecemos era um “projeto colonial”, e que a bandeira do país não a representava. “Representa a colonização dessas terras e não tem permissão para estar aqui. Não houve consentimento, não houve tratado”, disse, em entrevista.
Segundo Thorpe, a realização do juramento “à colonizadora” se deu como um sacrifício para que ela possa estar na mídia e no senado a fim de “questionar a ocupação ilegítima do sistema colonial neste país”.
A Austrália foi colônia britânica por mais de 100 anos, em período no qual a população aborígene do país foi massacrada, e comunidades indígenas inteiras foram destruídas.
O país conquistou independência do Reino Unido em 1901, mas nunca se tornou uma república de fato: pesquisas recentes mostram que a maioria da população é favorável a transformar o país em uma república autônoma, mas não há consenso sobre como o chefe do estado deverá passar a ser escolhido.
Publicidade
Após aprovar em primeira votação a liberação do consumo recreativo de maconha na semana passada, o governo...
Carnaval tá logo ali e a mulherada a mil, liderando mais de 30 blocos pelo Brasil. Não é à toa: este ano, a folia...
Mais de 30 funcionários da emissora de notícias CNN Brasil testaram positivo para a covid-19 em uma semana. O canal...
“Deboche”. Foi assim que o promotor de Justiça Wanderley Trindade classificou o nome de uma rave clandestina, que...
Não é de hoje que a separação por gênero do publico alvo de um produto sublinha e reafirma generalizações...
O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) expulsou militares de suas próprias homenagens por usarem "saias...
A jovem britânica Alanah Bagwell, de apenas 20 anos, não consegue enxergar sua beleza quando se olha no espelho. Pelo...
Pela primeira vez desde a publicação da Revista Piauí, que expôs denúncias de assédio moral e sexual feitas...
Navegando pelo Ebay, a fotógrafa escocesa Evija Laivina encontrou uma série de produtos pra lá de estranhos que...