Reverb

Beatboxer recria uma orquestra inteira usando apenas a própria voz

02 • 08 • 2022 às 10:10
Atualizada em 03 • 08 • 2022 às 09:10
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Com alguns pedais de efeito e um microfone nas mãos, o cantor e beatboxer francês Mohamed Belkhir se transforma, sozinho, em uma orquestra inteira. Aos 28 anos, o artista utiliza somente a própria voz processada em uma estação de loops, capaz de reproduzir continuamente uma gravação ao vivo, e alguns efeitos que alteram os sons, para emular os timbres de diversos instrumentos e, assim, “formar” a música de uma banda completa sem precisar de mais ninguém.

O beatboxer francês Mohamed Belkhir, mais conhecido como MB14

O beatboxer francês Mohamed Belkhir, mais conhecido como MB14

-Você precisa conhecer Marcus Perez, o beat boxer que está quebrando a internet

Belkhir usa o nome artístico MB14 em suas apresentações e, apesar de ter começado a trabalhar com beatbox em 2010, foi em 2016 que o artista ganhou os olhos e ouvidos do grande público francês, após participar da versão do The Voice no país. Apesar de ter entrado, segundo o próprio, como um personagem exótico, o “beatboxer que canta” terminou a competição em segundo lugar. O vídeo abaixo reúne as apresentações do jovem no programa.

MB14 durante sua participação na versão francesa do "The Voice"

MB14 durante sua participação na versão francesa do “The Voice”

-Flea, do Red Hot Chili Peppers, faz show de um homem só tocando baixo e trompete

Desde então, Belkhir passou a também investir nos trabalhos como cantor de ópera e ator: no filme “Tenor”, MB14 interpreta um entregador de sushi que é descoberto como cantor por uma grande professora. Assim, a participação no The Voice abriu muitas portas para o artista: o beatbox, porém, segue sendo sua paixão, que ele aprendeu sozinho, como o canto e a música em geral.

Em seus vídeos no Youtube, o artista mostra, ao vivo, seus loops e criações com a voz

Em seus vídeos no Youtube, o artista mostra, ao vivo, seus loops e criações com a voz

-Motorista de Uber vai virar tenor de Ópera após ajuda de passageira

Além do filme recém-lançado, o artista segue se apresentando e demonstrando seu talento extraordinário para os beats, os sons e os efeitos sobre sua voz. Em seu canal no Youtube, MB14 acumula mais de 837 mil seguidores, que se somam aos 315 mil seguidores que ele tem no Instagram, por onde ele divulga novos vídeos e versões, e encanta o público com sua capacidade de soar literalmente como uma banda de uma pessoa só.

Publicidade

© foto 1: Getty Images

© foto 2: Youtube/Best of the Voice/reprodução

© foto 3: Youtube/MB14/reprodução


Canais Especiais Hypeness

Especiais