Fotografia

Chichibugahama: a ‘praia-espelho’ que se tornou sucesso entre instagramers no Japão

01 • 08 • 2022 às 10:21
Atualizada em 03 • 08 • 2022 às 09:09
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Se você duvidar do poder das mídias sociais, lembre-se da história da praia de Chichibugahama. Um destino à beira-mar outrora obscuro na província de Kagawa, no Japão, este lugar se transformou em um ímã para influenciadores do Instagram praticamente da noite para o dia. Tudo começou em 2016, quando as autoridades da cidade de Mitoyo organizaram um concurso de fotografia para impulsionar o turismo local. Uma das fotos mais chamativas apresentava duas crianças refletidas nas águas rasas de Chichibugahama, e o efeito visual era tão impressionante que a ideia de usar esse efeito de espelho como atração turística se transformou em uma história de sucesso de marketing.

A praia de Chichibugahama é um destino turístico popular na cidade de Mitoyo, no Japão, que ganhou fama graças às plataformas de mídia social de compartilhamento de fotos. Foto: Reprodução Facebook Visit Mitoyo, Japan.

 

Depois que a competição recebeu tanta atenção em nível local, as autoridades decidiram ir com tudo na divulgação da praia do espelho. O site da cidade começou a postar dicas sobre como tirar a foto perfeita em Chichibugahama, e postou um calendário listando os horários de maré e pôr do sol na praia. À medida que as fotos chegaram às mídias sociais, o site da cidade de Mitoyo recebeu mais de 40.000 visitas em apenas alguns dias, dezenas de vezes mais do que o normal.

Foto: Reprodução Facebook Visit Mitoyo, Japan.

A certa altura, uma revista de viagens chamada Chichibugahama Beach ‘Japan’s Uyuni Salt Lake’, comparou-a ao destino turístico mundialmente famoso na Bolívia, onde o céu é refletido em um espelho natural e aquoso. As televisões nacionais começaram a transmitir reportagens deste destino antes desconhecido, e Chichibugahama tornou-se o lugar para se visitar na Ilha de Shikoku.

Foto: Reprodução Facebook Visit Mitoyo, Japan.

Um lugar que os locais mal conheciam começou a atrair dezenas de milhares de turistas de todo o Japão em apenas alguns meses, e foi tudo virtualmente por causa de uma única foto que chamou muita atenção nas mídias sociais. Hoje em dia, é comum ver Instagrammers se reunindo ao longo da costa de um quilômetro de Chichibugahama ao pôr do sol, lutando para obter uma foto atraente para suas contas. “O fato de muitas pessoas se reunirem em um lugar que os moradores mal olham é algo que me deixa especialmente feliz”, disse Yukari Ishii, funcionário do departamento de turismo da cidade de Mitoyo, ao Japan Forward em 2018. “Dada a mudança drástica este ano, sente-se realmente a força das mídias sociais.”

 

Publicidade

Fotos: Reprodução Facebook Visit Mitoyo, Japan.


Canais Especiais Hypeness