Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Conhecida cientificamente como Melissa officinalis, a erva-cidreira, ou simplesmente melissa, é uma planta arbustiva natural do Mediterrâneo e da Ásia. Rica em vitaminas A, do complexo B, C e E, ela tem propriedades, calmantes, analgésicas, antioxidantes e anti-inflamatórias, sendo bastante utilizada no tratamento de diversas doenças.
Abaixo, listamos os principais benefícios dessa planta medicinal tão popular e versátil:
O ácido rosmarínico e os outros compostos fenólicos presentes na erva-cidreira têm propriedades calmantes, sendo bastante efetivos no combate à insônia. Se combinada com valeriana em chá, a planta também é capaz de melhorar a qualidade e os distúrbios do sono, além de amenizar a agitação.
O ácido rosmarínico composto na erva-cidreira também é responsável por aumentar a atividade dos neurotransmissores no cérebro, causando sensação de bem-estar e tranquilidade e diminuindo os sintomas da ansiedade.
– Estudo diz que cérebro pode diminuir ansiedade e aumentar foco com envelhecimento
Mais uma vez o ácido rosmarínico entra em ação: suas propriedades analgésicas ajudam a relaxar os vasos sanguíneos e liberar a tensão dos músculos. Por isso, a erva-cidreira também é bastante efetiva no tratamento das dores de cabeça.
A presença de citral na composição da erva-cidreira desestimula a produção de substâncias que causam a contração do intestino, inibindo a formação de gases. A planta é muito útil no tratamento da indigestão, refluxo gastroesofágico, náuseas, vômitos e dor de estômago.
– Estudo busca voluntários para tratamento com cannabis contra ansiedade e insônia
A intensa atividade dos neurotransmissores causada pelas propriedades do ácido rosmarínico também atuam no combate aos sintomas da TPM, como ansiedade, mau humor e nervosismo. Além disso, os componentes analgésicos e antiespasmódicas são capazes de amenizar as cólicas menstruais.
Juntamente com o rosmarínico, os ácidos cafeico e felúrico que compõem a erva-cidreira inibem a multiplicação do vírus causador da herpes labial, o que contribui para a cicatrização e o alívio dos sintomas típicos da doença.
– Eliezer, com herpes labial, beija Natália no ‘BBB’ e a gente explica como prevenir vírus
Você vai precisar de:
1 xícara de água
1 colher de sopa de folhas de erva-cidreira
Primeiro, ferva a água e acrescente as folhas de erva-cidreira. Tampe e reserve o recipiente durante alguns minutos. Por fim, coe e beba de 3 a 4 xícaras por dia.
Pessoas que tomam medicamentos para tratar a insônia ou a tireoide devem evitar o consumo da erva-cidreira. É importante que grávidas e lactantes consultem um médico antes de ingerir o chá da planta.
Também recomenda-se que adultos consumam a erva durante quatro meses, no máximo, e crianças, um mês, apenas. A ingestão excessiva da planta pode causar náuseas, vômitos, tontura, dor abdominal, queda de pressão, sono, problemas de respiração e com a frequência cardíaca.
Publicidade
Uma reportagem do Estadão levantou que três brasileiros morreram com problemas hepáticos após o consumo excessivo...
Amizades costumam nascer de interesses comuns. Filosofias de vidas, hábitos, preferências e frequências fazem brotar...
Poucas questões suscitam mais debates, questionamentos, medições, competições, significados e besteiras no...
Parece que foi ontem, mas foi em 31 de dezembro de 2019 que um comunicado do governo chinês alertava a Organização...
O período da pandemia de covid-19 foi muito longo para muita gente que enfrentou tédio e tristeza durante o...
O brasileiro toma cerca de 80 litros de café por ano e, nosso café é conhecido por ser um dos melhores do mundo, se...
Os habitantes das cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis e outras cidades nas proximidades da capital do...
Um estudo confirmou que as vacinas Pfizer/BioNTech e Moderna oferecem proteção às gravidas e lactantes contra a...
Um dos poucos mamíferos que praticam sexo por puro prazer, os golfinhos são animais que nos surpreendem cada vez...