Debate

Maíra Cardi revela bornout: ‘começa sem grandes sinais’; conheça sintomas

01 • 08 • 2022 às 10:15 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Em um post em seu perfil no Instagram, a influenciadora digital Maíra Cardi revelou ter enfrentado um quadro de Síndrome de Burnout após o nascimento de sua filha, Sophia, de 3 anos. Segundo o post, Cardi teve de voltar a trabalhar quando a criança tinha apenas uma semana de vida, e a situação a levou a ser diagnosticada com “burnout materno”, quando o esgotamento profissional se soma à sobrecarga doméstica causada pelo bebê recém-chegado.

O desabafo foi ilustrado por fotos da influenciadora amamentando sua filha no escritório

O desabafo foi ilustrado por fotos da influenciadora amamentando sua filha no escritório

-Fernanda Lima faz desabafo importante sobre maternidade: ‘Não durmo há 2 anos’

“Apesar de amar meu trabalho, não voltei a trabalhar com menos de uma semana por opção. Assim como muitas outras mães voltam a trabalhar porque precisam, comigo não foi diferente”, escreveu a influenciadora para seus 8,5 milhões de seguidores, em post acompanhado por fotos dela amamentando a filha em uma cadeira que “deveria ser de amamentação e não de escritório”, segundo a legenda. Cardi lembra que, embora muitas desconheçam o termo, é comum que mães sofram o “burnout materno”.

Cardi revelou que enfrentou um quadro de "burnout materno"

Cardi revelou que enfrentou um quadro de “burnout materno”

-Modelo Bella Hadid abre o jogo sobre burnout e mostra que 2021 foi difícil

“Tudo começa despretensiosamente, sem grandes sinais… e quando você percebe, você já está extremamente doente e não consegue dar conta de realizar tarefas básicas do dia à dia”, escreveu. O post aponta o fator de que muitas vezes as mães acabam se vendo diante dessa sobrecarga, ao trabalharem fora de casa e terem de dar conta dos cuidados que a criança exige. “Raramente os afazeres de casa e a maternidade são divididas igualmente, até mesmo porque a amamentação somos só nós mesmas”, diz.

Além da maternidade, a influenciadora listou outros motivos que a levaram à situação de esgotamento

Além da maternidade, a influenciadora listou outros motivos que a levaram ao esgotamento

-Como é o ambiente nas empresas brasileiras que apostam em semanas de 4 dias?

Maíra elenca, entre os fatores que se somaram para chegar ao burnout, além da dedicação à filha e ao trabalho, o casamento e a separação do ex-BBB Arthur Aguiar, o Big Brother, a filha doente, e a intensidade com que vive a vida. “E como fica nossa cabeça? Como fica a nossa saúde? Como a gente dá conta de tudo isso? Como encaixar um tempo pra nós mesmas? Muitas vezes nos perdemos e passamos a viver apenas para os outros”, escreveu a influenciadora.

Sintomas do Burnout

A situação da Síndrome de Burnout, normalmente associado ao esgotamento profissional, costuma causar exaustão emocional e física extrema, normalmente provocada por excesso de trabalho. Os sintomas normalmente são cansaço físico e mental, dor de cabeça, insônia, alterações no apetite, dificuldades de concentração, depressão, sentimentos negativos, alterações de humor, podendo causar até pressão alta, problemas gastrointestinais, e alteração nos batimentos cardíacos. Em todos os casos, é fundamental buscar ajuda profissional.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness