NASA descobre poços lunares com temperaturas perfeitas para seres humanos

02 • 08 • 2022 às 10:12 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

A NASA anunciou recentemente a descoberta de cavernas na lua com temperaturas amenas e locais sombreados, perfeitos para receber seres humanos em seu interior. A agência espacial estadunidense utilizou dados da sonda espacial LRO (Orbitador de Reconhecimento Lunar) sobre as cavernas, concluindo que apresentam temperaturas em torno de 17ºC. Segundo o estudo, os locais possivelmente poderão ser explorados para servir como abrigos em futuras missões lunares.

Uma das cavernas, encontrada em Mare Tranquillitatis, na superfície da lua

-Foto “inédita” mostra a visão do astronauta Buzz Aldrin na Lua, 52 anos depois

As cavernas lunares apresentam o formato de poços, e foram descobertas em 2009 como locais termicamente estáveis. Além de possivelmente proteger futuros astronautas das temperaturas extremas da superfície da lua – que passam dos 125ºC durante o dia, e caem abaixo dos 170ºC negativos à noite –, a NASA estuda a hipótese dos poços protegerem as missões de raios cósmicos, micrometeoritos e da própria radiação solar que atinge diretamente a lua.

A sombra do mesmo poço, encontrado na região da Colina Marius, em momentos diferentes do dia

-Canadá vai punir crimes cometidos na Lua; entenda

“Saber que eles criam um ambiente térmico estável nos ajuda a pintar uma imagem dessas características lunares únicas e a perspectiva de um dia explorá-las”, diz Noah Petro, do Centro de Voo Espacial da Nasa. Segundo a pesquisa, publicada na revista Geophysical Research Letters, dos cerca de 200 poços descobertos, 16 são “tubos de lava colapsados”. Esses tubos também existem na Terra, e são formados por lava derretida sobre lava resfriada, ou a partir de uma crosta sobre um rio de lava.

Ilustração da sonda espacial LRO (Orbitador de Reconhecimento Lunar)

-Maior reserva de hidrocarbonetos não está na Terra, mas em Titã, a lua de Saturno

“Os humanos evoluíram vivendo em cavernas, e para cavernas podemos retornar quando vivermos na Lua”, diz o cientista David Paige, um dos autores do estudo. As cavernas lunares ainda serão objeto de análises futuras, mas a primeira conclusão sugere que as partes que apresentam confortáveis 17ºC dentro das cavernas se dão por um motivo terreno: as sombras, que protegem do calor extremo do dia, e irradia o calor contra o frio da a noite. A NASA pretende voltar à lua em breve, para novas missões expandindo a presença humana no satélite.

Outra sombra de um dos poços encontrados na região da Colina Marius, na lua