Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Cada vez mais prevalente em todo o mundo, a demência afeta negativamente a vida de milhões de pessoas e suas famílias. No momento do diagnóstico, o processo parece ser irreversível. Contudo, uma nova pesquisa no JAMA Network Open, identifica a massa muscular como um fator modificável que poderia ser usado para diminuir o risco de desenvolver a condição, antes que seja tarde demais.
O trabalho destaca a importância da massa muscular como fator independente ligado ao rápido declínio cognitivo. “A baixa força muscular foi recentemente associada a um maior risco de demência, mas pouco se sabe sobre uma possível ligação entre massa muscular e cognição”, diz a principal autora Stéphanie Chevalier, cientista do Programa de Distúrbios e Complicações Metabólicas do Instituto de Pesquisa da Centro de Saúde da Universidade McGill. “Com este estudo, mostramos pela primeira vez que a presença de baixa massa muscular está significativamente associada a um declínio cognitivo mais rápido e que essa associação é independente da força muscular e nível de atividade física, entre outros fatores.
Universidade McGill, em Montreal, Canadá. Foto: Getty Images.
“Essas descobertas são importantes porque a massa muscular é um fator modificável, o que significa que podemos fazer algo a respeito. Exercício – particularmente exercícios de resistência – e boa nutrição com proteína suficiente podem ajudar a manter a massa muscular ao longo dos anos”, acrescenta Chevalier, que também é professor associado da Escola de Nutrição Humana da Universidade McGill.
Os pesquisadores conduziram o estudo usando dados do Canadian Longitudinal Study on Aging (CLSA), que possui um rico conjunto de dados sobre composição corporal e vários testes cognitivos realizados pessoalmente, em intervalos de três anos, em uma coorte de 30.000 pessoas. A equipe de pesquisa perguntou se ter baixa massa muscular prediz o declínio cognitivo subsequente em três domínios – memória, função executiva e velocidade psicomotora – em adultos com 65 anos ou mais.
“Descobrimos que ter baixa massa muscular estava associado a maior declínio nas funções cognitivas executivas ao longo de três anos, em comparação com ter massa muscular normal, mas não com perda de memória ou função psicomotora”, diz a primeira autora Anne-Julie Tessier, estudante de doutorado com Stéphanie Chevalier na época deste estudo, que agora é pós-doutoranda na Universidade de Harvard. “As funções executivas são importantes em nossas atividades e comportamentos do dia-a-dia, pois nos ajudam a manter a atenção, organizar pensamentos e tomar decisões.”
Sinais de demência no cérebro. Foto Getty Images.
Além de seu papel na força e no funcionamento físico, os músculos são o reservatório de proteínas que atendem a vários processos corporais importantes. Os músculos também secretam moléculas que podem “falar” com o cérebro. Sabe-se também que exercitar e construir massa muscular, ao trazer mais fluxo sanguíneo para o cérebro, pode favorecer o funcionamento executivo.
“Nossos resultados mostram que medir a baixa massa muscular pode ajudar a identificar pessoas com maior risco de declínio cognitivo. Devemos medir o músculo de forma mais ampla, em clínicas, não apenas em estudos de pesquisa”, diz Chevalier. “Mais trabalhos devem determinar se manter ou ganhar músculos atenua o declínio cognitivo com a idade e, se houver um nexo causal, quais são os mecanismos”.
Publicidade
Se Freud fosse um chimpanzé ele certamente ficaria animado a estudar o caso dos bonobos como paradigmático para suas...
O uso de máscaras e as práticas de segurança e distanciamento são as melhores armas que possuímos para evitar o...
Parece um exagero de um cenário de filme de terror, mas de fato aconteceu em uma praia na Grécia: uma imensa teia de...
Sem saber, uma norte-americana voltou para os Estados Unidos após uma viagem à Colômbia com uma “bagagem extra”....
De acordo com dados divulgados pelo governo indiano na última terça-feira (30), a população de tigres na Índia...
Uma ferramenta portátil de esterilização de água, que usa radiação e um filtro carregando a luz solar. A Aqualux...
Cientistas do Instituto Robert Koch, na Alemanha, conseguiram sequenciar o vírus que pode ser o da gripe espanhola,...
Meteorologistas do Centro de Previsão Climática dos EUA afirmaram que são altas as chances do fenômeno climático...
Os sonhos são expressões do nosso inconsciente, que nem sempre se apresentam de forma literal ou mesmo ilustrativa -...