Diversidade

Promotor pode se tornar 1º professor negro titular do curso de Direito da federal da Bahia em 131 anos

04 • 08 • 2022 às 15:45
Atualizada em 08 • 08 • 2022 às 10:38
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Na próxima sexta-feira (5), o promotor Heron Santana Gordilho pode se tornar o primeiro negro professor titular do curso de Direito da Universidade Federal da Bahia(UFBA).

O jurista, que é doutor pela Universidade Federal de Sergipe, é uma referência no direito ambiental e no direito dos animais no nosso país.

Heron Gordilho defendeu doutorado pedindo a adoção de uma legislação que equipare os direitos dos animais aos direitos humanos

O tamanho do racismo 

Heroin Gordilho é professor da UFBA e também atua como professor visitante na École des Hautes Études en Science Sociales (EHESS/Paris/FR). Contudo, a titulação como titular na maior universidade baiana é um marco histórico.

“Sou o terceiro professor negro e poderei ser o primeiro professor negro titular em 131 anos da Faculdade de Direito da UFBA, o que mostra bem que a gente tem uma sociedade estratificada social e racialmente”, pontuou Heron Gordilho.

Vale lembrar que 79% da população baiana é negra. Contudo, a formação de direito da principal faculdade ainda possui um grave déficit de representatividade racial e isso é evidenciado por este título.

Heron valoriza também o papel do Ministério Público, onde atua como promotor de justiça. “O Ministério Público, ocupando os espaços de ensino, formará novos quadros, novos promotores. É importante que os estudantes saibam o que é o Ministério Público e tenham formação. O MP é vocação e o aluno pode se interessar pela carreira ao ter um conhecimento mais aprofundado sobre as atribuições do Ministério Público”, acrescentou o jurista em nota ao MP-BA.

Gordilho irá apresentar seu memorial acadêmico a uma banca para conquistar sua titulação. O evento será transmitido nas redes sociais e está marcado para amanhã, às 9 horas da manhã.

Publicidade

Fotos: Reprodução/Youtube/Universidade de Cuyo


Canais Especiais Hypeness