Design

Quem pode ver rosto humano nesta imagem consegue ‘pensar fora da caixa’; faça o teste

02 • 08 • 2022 às 10:11
Atualizada em 05 • 08 • 2022 às 10:11
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Há quase 150 anos que essa ilustração de um camelo entre arbustos intriga quem olha: em algum lugar há um rosto humano desenhado “escondido”. Segundo consta, quem é capaz de encontrar o rosto em até 20 segundos possui um pensamento “fora da caixa”, uma mente veloz e um possível QI elevado.

Onde está o rosto humano na imagem acima?

Onde está o rosto humano na imagem acima?

-Passatempo infantil impossível intriga adultos, obrigando-os a uma pausa necessária

A ilusão de ótica da ilustração viralizou nas redes, mas a verdade é que o sucesso do desenho remonta aos anos 1880, quando estampava cartões comerciais e mesmo publicações do período na Inglaterra. Segundo o jornal The Sun, desde o século 19 que a imagem é utilizada como “teste” para provar a inteligência “extraordinária” de quem enxerga o rosto rapidamente.

O enigma estampava cartões comerciais como este, à venda no site Etsy

O enigma estampava cartões comerciais como este, à venda no site Etsy

-Nem todo mundo enxerga a ilusão de ótica desta imagem e cientistas investigam motivo

Para quem estiver intrigado em busca da solução, ao fim do texto daremos não só a dica para descobrir o rosto como a própria ilustração “resolvida” – após o “alerta de spoiler” para quem não quiser estragar o desafio. A imagem pertence a uma série da época, que traz enigmas semelhantes: no site Etsy, a ilustração aparece em um cartão comercial de um vendedor de sapatos e botas chamado Edward B. Stover, à venda como uma raridade antiga.

Na parte de trás do cartão contendo o enigme, o nome do comerciante

Na parte de trás do cartão contendo o enigme, o nome do comerciante

Alerta de Spoiler

-Máquina de criptografia nazista é leiloada por R$ 165 mil

A solução para o enigma, que inicialmente parece dificílimo, é daquelas que, uma vez encontrada, nunca mais se deixa de ver. A mais importante dica, que justifica a sugestão de que é preciso “pensar fora da caixa” para solucionar o “mistério”, é virar a imagem de cabeça pra baixo: a partir disso, o rosto humano se forma entre o desenho das patas dianteiras do camelo e os arbustos à frente do animal. Viu?

O primeiro passo para resolver o enigma e encontrar o rosto é virar a imagem de cabeça prabaixo

O primeiro passo para resolver o enigma e encontrar o rosto é virar a imagem de cabeça pra baixo

Publicidade

© foto 1, 4: The Sun/reprodução 

© fotos 2, 3: Etsy/reprodução

 


Canais Especiais Hypeness