Reverb

‘Rock in Rio – A História’: série documental relembra os 37 anos do festival

05 • 08 • 2022 às 10:19 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Para acalmar a expectativa pela edição 2022 do Rock in Rio que acontecerá em setembro, a preparação perfeita está no Globoplay: a série documental “Rock in Rio – A História” reconta e celebra em detalhes os 37 anos do maior festival do mundo.

Dividida em cinco episódios, a produção relembra os bastidores, sucessos, desafios e os muitos momentos históricos que marcaram o Rock in Rio ao longo de suas quase quatro décadas.

A multidão que lotou a Cidade do Rock para o festival em 2019

A multidão que lotou a Cidade do Rock para o festival em 2019

-Ingresso digital do Rock in Rio 2022 inova em segurança digital e sustentabilidade

Ney Matogrosso e Queen 

Realizada em parceria entre Globoplay, Multishow e Conspiração Filmes, a série atravessa as 21 edições do festival, desde seu nascimento, com a histórica edição de 1985, até a preparação para a próxima edição.

A criação é contada no primeiro episódio, intitulado “Que a vida começasse agora”, e trazendo entrevistas com Ney Matogrosso e Brian May, guitarrista do Queen, entre outros. No segundo episódio, “Que a gente não parasse mais de sonhar”, é relembrada a segunda edição, ocorrida no Maracanã em 1991.

O line-up da histórica primeira edição, ocorrida em 1985

O line-up da histórica primeira edição, ocorrida em 1985

Axl Rose e Slash se apresentando como Guns n' Roses no Maracanã, em 1991

Axl Rose e Slash se apresentando como Guns n’ Roses no Maracanã, em 1991

-Primeira edição do ‘Rock in Rio’: lembre tudo que aconteceu no festival em 1985

O terceiro episódio fala do formato e do propósito por trás dos eventos: intitulado “Por um mundo melhor”, ele também comenta a abertura do Rock in Rio para suas versões internacionais, a partir de 2004.

“Todos num só coração” é o nome do quarto episódio, que parte da edição de 2011 para comentar a abertura para o entretenimento e outros espaços dentro da Cidade do Rock, e conta com conversas com Ivete Sangalo e o Black Eyed Peas.

O empresário Roberto Medina, criador e presidente do Rock in Rio desde a primeira edição

O empresário Roberto Medina, criador e presidente do Rock in Rio desde a primeira edição

-Rock in Rio adota certificação ambiental de redução nas emissões de carbono

Por fim, o episódio cinco explora as mais recentes edições e suas muitas inovações, encerrando com o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Cidade e do Estado do Rio de Janeiro recebido pelo festival, e os preparativos para o Rock in Rio 2022.

“Os episódios mostram que o festival foi fundamental na consolidação de grandes nomes nacionais e internacionais, se tornando parte da história e da cultura do nosso país, passando por todas as transformações de cada época, mostrando o nosso trabalho em direção a um mundo melhor”, explica Roberto Medina, criador e presidente do Rock in Rio.

Os números do festival

O Rock in Rio já recebeu mais de 10 milhões de pessoas e os mais importantes nomes da música nacional e internacional em suas 21 encarnações em quatro diferentes países. Para 2022, a Cidade do Rock está preparada para receber 670 artistas em mais de 250 shows para cerca de 700 mil pessoas nos dias 02, 03, 04, 08, 09, 10 e 11 de setembro.

A série “Rock in Rio – a História” é dirigido por Patricia Guimarães e produzido por Andrucha Waddington, Renata Brandão e Mariana Vianna, e já se encontra disponível no Globoplay. Os episódios também serão exibidos no Multishow entre os dias 12 e 16 de setembro, às 23h.

Cazuza, Freddie Mercury e Cássia Eller na arte da série “Rock in Rio - a História”

Cazuza, Freddie Mercury e Cássia Eller na arte da série “Rock in Rio – a História”

Publicidade

© fotos 1, 3, 4: Getty Images

© foto 2: Wikimedia Commons

© foto 5: Globoplay/divulgação


Canais Especiais Hypeness

Especiais