Reverb

Rock in Rio: informações essenciais e destaques do maior festival de música do Brasil

05 • 08 • 2022 às 17:35
Atualizada em 08 • 08 • 2022 às 18:21
Gabriela Rassy
Gabriela Rassy   Redatora Jornalista enraizada na cultura, caçadora de tendências, arte e conexões no Brasil e no mundo. Especializada em jornalismo cultural, já passou pela Revista Bravo! e pelo Itaú Cultural até chegar ao Catraca Livre, onde foi responsável pelo conteúdo em agenda cultural de mais de 8 capitais brasileiras por 6 anos. Roteirizou vídeo cases para Rock In Rio Academy, HSM e Quero Passagem, neste último atuando ainda como produtora e apresentadora em guias turísticos. Há quase 3 anos dá luz às tendências e narrativas culturais feministas e rompedoras de fronteiras no Hypeness. Trabalha em formatos multimídia fazendo cobertura de festivais, como SXSW, Parada do Orgulho LGBT de SP, Rock In Rio e LoollaPalooza, além de produzir roteiros, reportagens e vídeos.

Falta pouco para o Rock in Rio 2022 e já estou emocionada para aproveitar a programação da maior e melhor edição de todos os tempos do festival! A Cidade do Rock vai receber nada menos que 250 shows e 670 artistas em 500 horas de experiência. Com um total de 20 espaços, entre palcos a áreas de experiência, o Rock in Rio está programado para os dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro de 2022.

Com mais de 100 metros de largura e uma altura proporcional a um edifício de 10 andares, o Palco Mundo será o maior do festival desde a primeira edição, em 1985. Ali vão rolar shows de grandes nomes internacionais como Iron Maiden, Post Malone, Justin Bieber, Guns N’ Roses, Green Day, Coldplay, Dua Lipa, Demi Lovato, The Offspring e Camila Cabello. Dos nacionais, apresentações de Ivete Sangalo, Djavan, Capital Inicial, Iza, Alok e CPM 22.

Rock in Rio 2022 tem Justin Bieber no Palco Mundo

Rock in Rio 2022 tem Justin Bieber no Palco Mundo | Foto: Kevin Mazur/Getty Images

—Primeira edição do ‘Rock in Rio’: lembre tudo que aconteceu no festival em 1985

Racionais, Gilberto Gil e Jessie J no Sunset 

Já o maravilhoso Palco Sunset tem como headliners de cada dia Bullet For My Valentine, Racionais, Gilberto Gil, Jessie J, Avril Lavigne, Ceelo Green e Ludmilla.

Mas algumas apresentações inéditas devem acontecer ao longo da programação, como os encontros entre Black Pantera e Devotos; Papatinho e L7nnon com Mc Hariel e Mc Carol; Di Ferrero e Vitor Kley; Liniker e Luedji Luna; e o show Power! Elza Vive, em homenagem à deusa Elza Soares. As bandas Gilsons e Bala Desejo, além de Maria Rita e Jão devem levar convidados surpresa aos shows que também acontecem ali.

Gilberto Gil no Rock In Rio

Gilberto Gil leva sua energia linda para o Rock In Rio | Foto: C Brandon/Redferns/Getty Images

Já o Espaço Favela chega gigante com o dream team das comunidades cariocas. O palco term Ferrugem como embaixador e headliner do dia 10 de setembro, além de Gangrena Gasosa, PK convidando MC Don Juan, Funk Orquestra, Drenna, MD Chefe convidando DomLaike, Orochi e Lexa como as principais atrações dos demais dias.

Uma novidade massa dessa 36ª edição do Rock In Rio é o Dia Delas, com quatro palcos só com mulheres mostrando toda a potência feminina na música. A programação acontece no encerramento, dia 11, com elas dominando os palcos Mundo, Sunset, New Dance Order e Espaço Favela.

 Ivete Sangalo no Rock In Rio

A rainha Ivete Sangalo marca presença no Palco Mundo, no Dia Delas do Rock In Rio | Foto: Pedro Fiúza/NurPhoto via Getty Images

Um grande destaque deste ano é o espaço NAVE, que neste ano tem programação dedicada 100% à Amazônia e comandado por mulheres. A direção ficou por conta da artista visual paraense Roberta Carvalho e a direção musical pela cantora e compositora também paraense Aíla, que selecionou os artistas amazonenses que devem ocupar o espaço. Já a cenografia foi feita pela artista carioca Daniela Thomas e o argumento é da contadora de histórias acreana Karla Martins.

Como chegar?

A Cidade do Rock fica exatamente no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro, mais precisamente na Avenida Embaixador Abelardo Bueno, nº 3401. Para chegar lá a melhor forma é o Rock Express, ônibus da frota do BRT que leva a galera dos Terminais Jardim Oceânico e Alvorada até o Terminal Olímpico. Os bilhetes incluem ida e volta e custam R$ 22.

Outra opção é o O Transporte Primeira Classe, que oferece 15 trajetos sem paradas, feitos em ônibus executivos. A opção é a mais confortável, mas claro que isso tem um preço. A tarifa foi mantida desde a última edição e ficou em R$ 120 com direto a ida e volta. É possível ainda ir de Metrô e BRT, que barateia o trajeto.

Rio in Rio faz maior edição em 2022

Rio in Rio faz maior edição em 2022 | Foto: Mauricio Santana/Getty Images

Como baixar o ingresso?

O ingresso digital deve ser baixado do site da Ingresso.com e salvo no aplicativo Carteira de seu iPhone ou Android. Para fazer o download, é importante utilizar o mesmo smartphone que será levado para o festival, acessar sua conta no site e visualizar seus pedidos na aba Rock in Rio.

Em seguida, basta escolher o ingresso, clicar no botão “Salvar no Smartphone” e preencher os dados de quem irá usar o ingresso no dia do festival. Ao fim, após clicar em “Adicionar”, o ingresso será armazenado na Carteira.

Para acessar o festival, os aparelhos compatíveis com NFC poderão simplesmente habilitar o recurso e aproximar o ingresso da catraca na entrada. Quem não possuir essa funcionalidade terá um QR Code, que poderá ser aproximado da catraca para ter o acesso liberado.

O processo é todo realizado offline, não exigindo qualquer conexão para que a entrada aconteça. Além de facilitar a entrada e reduzir filas, a novidade representa uma redução considerável na produção de lixo e no desperdício de materiais pelo festival.

—Leia também: Ingresso digital do Rock in Rio 2022 inova em segurança digital e sustentabilidade

Publicidade

Foto de destaque: Mauricio Santana/Getty Images


Canais Especiais Hypeness

Especiais