Diversidade

Vestígios de quilombo formado no Bixiga no final do século 19 são encontrado em obras do metrô

26 • 08 • 2022 às 14:50 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

As obras para construção da nova estação de metrô 14 Bis, no bairro do Bixiga, em São Paulo, encontraram vestígios do sítio arqueológico do Quilombo do Saracura, estabelecido na região por volta de 1889.

O acompanhamento da obra foi realizado pela empresa A Lasca Arqueologia, que enviou relatório ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) listando 316 itens descobertos no local.

Entre os itens encontrados estavam peças e partes de cerâmica provavelmente do Quilombo

Entre os itens encontrados estavam peças e partes de cerâmica provavelmente do Quilombo

-Diversidade: história das 5 personalidades negras que ganham estátua em SP

O sítio arqueológico foi encontrado a cerca de 3 metros de profundidade, e sua descoberta trouxe a necessidade do grupo Acciona, responsável pela construção da nova estação da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo, elaborar um projeto de resgate do material.

Entre os artefatos históricos foram descobertos cerâmicas, louças, garrafas, vidros, moedas e solas de sapato: a nova estação pretende ligar o bairro de Vila Brasilândia, na Zona Norte, à Estação São Joaquim, da Linha 1-Azul.

-Tradicional bairro do Bixiga ganha novas cores com invasão de graffiti

O sítio arqueológico foi descoberto na região onde passava o córrego Saracura, rio que acabou aterrado e canalizado. “Convém pontuar que, antes do aterramento, o local era o Quilombo Saracura, um dos maiores e mais antigos quilombos da cidade de São Paulo e a partir do qual se originou o bairro do Bixiga.

Trata-se, portanto, de significativo local de memória para a história da cidade e para a comunidade originária dessa ocupação”, afirmou a Lasca Arqueologia, em nota.

A região do Vale do Saracura, onde fica a atual Praça 14 Bis, a cerca do ano de 1900

A região do Vale do Saracura, onde fica a atual Praça 14 Bis, a cerca do ano de 1900

-Homem negro com bebê é agredido por policiais no metrô de SP

A descoberta pode ajudar a iluminar uma parte pouco contada da história da região: apesar da origem do bairro do Bixiga ser associada à imigração italiana, houve uma forte presença negra em sua fundação.

De acordo com artigo assinado pela professora Raquel Rolink, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, o Quilombo Saracura foi “uma das maiorias aglomerações urbanas de resistência do povo negro e que ocupou a região por volta do século XIX”.

Mobilização Saracacura Vai-Vai

Os achados recentes incentivaram o surgimento de um movimento pela preservação da história do quilombo, e pela disseminação da origem negra do bairro: a Mobilização Saracacura Vai-Vai defende a construção do Metrô, mas sem a destruição do Patrimônio Histórico.

“A permanência do sítio arqueológico no seio de sua comunidade é fundamental para que o processo educativo seja efetivo”, diz o texto do manifesto.

Cartazes da mobilização contra o "apagamento histórico"

Cartazes da mobilização contra o “apagamento histórico” da presença negra na região

-Julho das Pretas, movimento político de mulheres negras inspirado em Tereza de Benguela

De acordo com o texto, a manutenção dos achados no exato lugar da descoberta deve se inspirar no que foi realizado no Cais do Valongo, no Rio de Janeiro, redescoberto durante obras na zona portuária da cidade, em 2011.

O manifesto também pede a mudança do nome da futura estação para Saracura/Vai-Vai, em homenagem ao Quilombo e à tradicional escola de samba da cidade, que teve sua sede deslocada por conta da obra do metrô.

Outras peças em cerâmica encontradas durante as obras no local

Outras peças em cerâmica encontradas durante as obras no local

-Antiga represa Romana é descoberta em obras de metrô

“A praça em frente à futura estação já homenageia a genialidade de Santos Dumont e seu 14 Bis. Já a origem negra e rebelde do bairro, que recebeu de braços abertos a componente populacional italiana, vive um processo reiterado de tentativas de apagamento”, diz o texto, que pode ser lido aqui.

Publicidade

© fotos 1, 4: A Lasca Arqueologia/Iphan

© foto 2: Wikimedia Commons

© foto 3: Instagram/©estacaosaracuravaivai/reprodução


Canais Especiais Hypeness