Ciência

‘Anel de Einstein’ é retratado em detalhes por foto incrível e rara de James Webb

02 • 09 • 2022 às 10:24 Karol Gomes
Karol Gomes   Redatora Karol Gomes é jornalista e pós-graduada em Cinema e Linguagem Audiovisual. Há cinco anos, escreve sobre e para mulheres com um recorte racial, tendo passado por veículos como MdeMulher, Modefica, Finanças Femininas e Think Olga. Hoje, dirige o projeto jornalístico Entreviste um Negro e a agência Mandê, apoiando veículos de comunicação e empresas que querem se comunicar de maneira inclusiva.

Dois registros de um Anel de Einstein em uma galáxia a 12 bilhões de anos-luz da Terra foram feitos pelo Telescópio Espacial James Webb. As imagens foram processadas e compartilhadas no Reddit pelo estudante de pós-graduação em astronomia, “Spaceguy44”. 

Segundo o astrônomo em formação, seria impossível enxergar o fenômeno sem este efeito óptico, um tipo raro de “lente gravitacional”, que acontece quando outra galáxia, posicionada em primeiro plano, funciona como uma poderosa lupa, ampliando e distorcendo a luz das que estão atrás dela – este fenômeno é conhecido como Anel de Einstein, como na foto abaixo.

– Telescópio britânico é capaz de detectar a colisão de estrelas mortas

O efeito foi batizado em homenagem ao físico Albert Einstein

A galáxia que recebeu a ampliação chama-se SPT-S J041839-4751.8 e, “a olho nu” ou com um telescópio comum, aparenta ser apenas “uma pequena bolha de luz”.

“Spaceguy44” destaca ainda que o registro foi feito pelo MIRI (Instrumento de Infravermelho Médio) do telescópio, usando três diferentes filtros (azul, verde e vermelho).

– Entenda como a gravidade do Sol e Lua interferem no comportamento de plantas e animais

Teoria da relatividade previu a existência dos fenômenos de lentes gravitacionais

Uma outra imagem, também alinhada e colorizada pelo estudante, ficou menos nítida pois foi capturada em outro comprimento de luz, pela NIRCam (Câmera de Infravermelho Próximo) do James Webb.

Publicidade

Fotos: JWST/MAST; Spaceguy44/Reddit


Canais Especiais Hypeness