Ciência

Atendimento rápido salva apresentadora de TV que teve derrame ao vivo

14 • 09 • 2022 às 10:59
Atualizada em 14 • 09 • 2022 às 12:08
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Julie Chin, âncora de um telejornal de Oklahoma e vencedora de diversos prêmios Emmy, estava apresentando as notícias do dia ao vivo quando começou a ter problemas para falar. Ela pediu desculpas, disse que algo de errado estava acontecendo e passou a palavra para o meteorologista.

Atentos, seus colegas chamaram logo uma ambulância. A apresentadora provavelmente estava tendo um princípio de derrame.

Em um post no Facebook que detalha o incidente, Chin escreve que o episódio foi aparentemente aleatório. “Eu me sentia ótima antes do nosso programa”, disse ela. Mas, ao longo do noticiário, as coisas começaram a acontecer.

“Primeiro, perdi a visão parcial de um olho. Um pouco depois, minha mão e meu braço ficaram dormentes. Então, percebi que estava em apuros quando não consegui ler o teleprompter. Se você estava assistindo (ao programa) no sábado de manhã, sabe o quão desesperadamente tentei levar o programa adiante, mas as palavras simplesmente não saíam”.

 

Dias depois de compartilhar a notícia nas redes sociais, a apresentadora também revelou uma mensagem de texto esquisita e cheia de erros que enviou ao marido após a transmissão: “Preciso de ajuda. Algo não é executado hoje. Meu trabalho não vai funcionar e trabalhar minha ajuda minha.”

“Nunca mando mensagens assim, obviamente”, disse Chin no programa TODAY. “Isso só mostra meu estado de espírito naquela manhã. Simplesmente não conseguia juntar as palavras, por mais que eu tentasse.”

Leia também: Jornalista passa mal ao vivo e programa é interrompido na ESPN

Chin já está bem e, como figura pública, quer aumentar a conscientização sobre os sintomas de derrame.

A sigla “BE FAST”, que também se traduz como “seja rápido”, é um lembrete fácil dos sinais para dar atenção: Balance (perda de equilíbrio); Eyes (alterações da visão); Face (queda facial); Arms (fraqueza do braço); Speech (dificuldades na fala); e, finalmente, o Time (ligue para o telefone de emergência imediatamente). No Brasil, o número do SAMU é 0 192.

“Aprendi que nem sempre é óbvio quando alguém tem um derrame”, disse Chin. A apresentadora alerta as pessoas para a importância de se perceber os sinais e agir rapidamente numa situação do tipo.

Ação rápida é fundamental

No Brasil, o número para chamar o atendimento de emergência, SAMU, é 192

 

Publicidade

Foto destaque: Reprodução/2 News


Canais Especiais Hypeness