Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O alpinista e empresário norte-americano Yvon Chouinard, de 83 anos, anunciou que vai doar sua empresa de roupas Patagonia para um fundo especial (que ficará com 2%) e uma ONG (com 98%) dedicados ao clima e à preservação do meio ambiente. Eles foram criados exclusivamente para garantir que os lucros do negócio bilionário sejam utilizados no combate à crise climática e para proteger florestas. O novos gestores terão disponíveis cerca de 100 milhões de dólares (cerca de R$ 530 milhões) por ano.
Hoje com 83 anos, Yvon Chouinard sempre levou o espírito ambientalista para sua empresa
Leia também: Bilionário fundador da Duty Free decide doar toda a sua fortuna em vida
Segundo entrevista do empresário ao New York Times, a marca vai continuar a funcionar como empresa privada, mas sem que a família Chouinard tenha controle. Os 2% que caberão ao Patagonia Purpose Trust, serão supervisionados por conselheiros do fundo para garantir o compromisso ambiental. Os outros 98% estarão nas mãos da organização não-governamental Holdfast Collective, para combater as mudanças climáticas.
Nos anos 90, Chouinard em uma de suas lojas: sua fortuna está avaliada em 1,2 bilhão de dólares
Olha só: Fundador da Amazon doa R$ 8 bilhões para criação de escolas
“Espero que a minha decisão leve à criação de uma nova forma de capitalismo, que não termine com um pequeno grupo de bilionários e milhões de pessoas na pobreza”, afirmou Chouinard. “Vamos doar a quantidade máxima de dinheiro para as pessoas que estão trabalhando ativamente para salvar o planeta”, disse o empresário. O processo de doação custará 17,5 milhões de dólares em impostos à família, que arcará também com este valor.
Além do alpinismo, o surfe também é uma das paixões que ele cultivou por toda a vida
Saiba mais: 5 causas e 15 instituições que merecem suas doações
A doação acontece no momento em que a empresa completa 50 anos de história. E, embora seja um das maiores ações beneficentes da história do país, não se trata de algo surpreendente para o espírito do empresário. “Não sabia o que fazer com a companhia, porque eu nunca quis ter um negócio”, afirmou. “Não queria ser um homem de negócios. Agora posso morrer feliz, porque sei que a Patagonia vai continuar fazendo a coisa certa nos próximos 50 anos.”
Antes de fundar a empresa em 1973, e se tornar bilionário com a fabricação de roupas e equipamentos para esportes e aventura, Chouinard era alpinista e vivia em um carro, comendo comida enlatada e até mesmo alimentos para gatos. Na juventude, passava até seis meses por ano viajado para escalar, com apenas 50 centavos de dólar por dia no bolso. Ambientalista dedicado, ao criar a Patagonia, levou seus princípios para dentro da empresa.
Chouinard escalando na Califórnia nos anos 1970
Viu isso? J. K. Rowling deixa de ser bilionária através de enormes doações à caridade
“À medida que começamos a testemunhar o impacto do aquecimento global, da destruição ecológica e a nossa própria contribuição para isso, a Patagonia se comprometeu a mudar a forma como os negócios eram feitos”, afirmou, na carta que anunciou a doação. “Se tivermos alguma esperança de um planeta próspero daqui a 50 anos, todos nós teremos que fazer o que pudermos com os recursos que temos. Essa é mais uma forma que encontramos de fazer a nossa parte”, concluiu.
A família seguirá cuidando do fundo para que os recursos sejam aplicados na causa ambiental
Publicidade
Segundo o Dog Trust, maior grupo de resgate de cães no Reino Unido, o número de huskies abandonados aumentou 420%...
Carlos Bolsonaro (PSC) se pronunciou sobre o espancamento da empresária Elaine Caparróz. No Twitter, o filho do...
Um dos principais nomes da filosofia budista no Brasil está também ligado à campanha de bebidas alcoólicas. Faz...
Em tempos de pandemia do novo coronavírus, a sociedade tem aprendido muitas coisas, como viver em quarentena ou ainda,...
Desde o último dia 21 o Brasil passa por uma crise sem precedentes. A paralisação dos caminhoneiros contrários aos...
Em 1830, a maconha foi proibida no Brasil por uma lei que estipulava três dias de cadeia para escravizados que fossem...
Após o presidente dos Estados Unidos, Donald J. Trump, anunciar que colocará o antifascismo na lista de...
Está circulando nas redes sociais a fotografia supostamente de uma empresa desaconselhando os funcionários a fazer...
Joice Hasselmann (PSL) foi eleita deputada federal com a maior quantidade de votos da história do Brasil. A...