Debate

Bilionário doa 100% da empresa para fundo e ONG que cuidarão de projetos ambientais

19 • 09 • 2022 às 10:09
Atualizada em 19 • 09 • 2022 às 16:10
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

O alpinista e empresário norte-americano Yvon Chouinard, de 83 anos, anunciou que vai doar sua empresa de roupas Patagonia para um fundo especial (que ficará com 2%) e uma ONG (com 98%) dedicados ao clima e à preservação do meio ambiente. Eles foram criados exclusivamente para garantir que os lucros do negócio bilionário sejam utilizados no combate à crise climática e para proteger florestas. O novos gestores terão disponíveis cerca de 100 milhões de dólares (cerca de R$ 530 milhões) por ano.

Hoje com 83 anos, Yvon Chouinard sempre levou o espírito ambientalista para sua empresa

Hoje com 83 anos, Yvon Chouinard sempre levou o espírito ambientalista para sua empresa

Leia também: Bilionário fundador da Duty Free decide doar toda a sua fortuna em vida

Segundo entrevista do empresário ao New York Times, a marca vai continuar a funcionar como empresa privada, mas sem que a família Chouinard tenha controle. Os 2% que caberão ao Patagonia Purpose Trust, serão supervisionados por conselheiros do fundo para garantir o compromisso ambiental. Os outros 98% estarão nas mãos da organização não-governamental Holdfast Collective, para combater as mudanças climáticas.

Nos anos 90, Chouinard em uma das lojas Patagonia: sua fortuna está avaliada em 1,2 bilhão de dólares

Nos anos 90, Chouinard em uma de suas lojas: sua fortuna está avaliada em 1,2 bilhão de dólares

Olha só: Fundador da Amazon doa R$ 8 bilhões para criação de escolas

“Espero que a minha decisão leve à criação de uma nova forma de capitalismo, que não termine com um pequeno grupo de bilionários e milhões de pessoas na pobreza”, afirmou Chouinard. “Vamos doar a quantidade máxima de dinheiro para as pessoas que estão trabalhando ativamente para salvar o planeta”, disse o empresário. O processo de doação custará 17,5 milhões de dólares em impostos à família, que arcará também com este valor.

Além do alpinismo, o surfe também é uma de suas paixões

Além do alpinismo, o surfe também é uma das paixões que ele cultivou por toda a vida

Saiba mais: 5 causas e 15 instituições que merecem suas doações

A doação acontece no momento em que a empresa completa 50 anos de história. E, embora seja um das maiores ações beneficentes da história do país, não se trata de algo surpreendente para o espírito do empresário. “Não sabia o que fazer com a companhia, porque eu nunca quis ter um negócio”, afirmou. “Não queria ser um homem de negócios. Agora posso morrer feliz, porque sei que a Patagonia vai continuar fazendo a coisa certa nos próximos 50 anos.”

50 centavos por dia

Antes de fundar a empresa em 1973, e se tornar bilionário com a fabricação de roupas e equipamentos para esportes e aventura, Chouinard era alpinista e vivia em um carro, comendo comida enlatada e até mesmo alimentos para gatos. Na juventude, passava até seis meses por ano viajado para escalar, com apenas 50 centavos de dólar por dia no bolso. Ambientalista dedicado, ao criar a Patagonia, levou seus princípios para dentro da empresa.

Chouinard escalando na Califórnia nos anos 1970

Chouinard escalando na Califórnia nos anos 1970

Viu isso? J. K. Rowling deixa de ser bilionária através de enormes doações à caridade

“À medida que começamos a testemunhar o impacto do aquecimento global, da destruição ecológica e a nossa própria contribuição para isso, a Patagonia se comprometeu a mudar a forma como os negócios eram feitos”, afirmou, na carta que anunciou a doação. “Se tivermos alguma esperança de um planeta próspero daqui a 50 anos, todos nós teremos que fazer o que pudermos com os recursos que temos. Essa é mais uma forma que encontramos de fazer a nossa parte”, concluiu.

A família seguirá cuidando do fundo, para que os recursos sejam usados pela causa ambiental

A família seguirá cuidando do fundo para que os recursos sejam aplicados na causa ambiental

Publicidade

Canais Especiais Hypeness