Ciência

Condição genética rara faz jovem nascer com ‘dentes transparentes’

14 • 09 • 2022 às 10:00
Atualizada em 15 • 09 • 2022 às 11:24
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

A jovem norte-americana Mihaley Grace nasceu com uma rara condição genética que enfraquece seus ossos e deixa seus dentes com aspecto transparente. Seu caso viralizou recentemente e por um motivo para lá de feliz. Aos 19 anos, ela finalmente conseguiu realizar uma cirurgia ortodôntica que colocou uma prótese completa em sua boca, lhe garantindo um novo sorriso e renovando sua autoestima.

Antes e depois: os dentes "transparentes" se tornaram um belo sorriso após 4 anos de espera

Dentes “transparentes” de Mihaley Grace se tornaram um belo sorriso após quatro anos de espera

Leia também: Dentista realiza desejo de menino na Bahia: ter dentes iguais aos dos colegas

Grace nasceu com osteogênese imperfeita, uma doença genética hereditária que afeta a produção de colágeno no corpo e torna os ossos mais frágeis. Para muito além dos aspectos estéticos, a condição impôs dores profundas e uma sucessão de acidentes à vida da jovem.

Antes de completar 20 anos, ela já quebrou 117 ossos e enfrentou 36 cirurgias. “Tenho parafusos nos meus joelhos e tornozelos, precisei passar por procedimentos após ‘quebrar as costas’ e tenho vários enxertos”, relata.

A depender da gravidade da doença, a osteogênese imperfeita pode reduzir a expectativa de vida do paciente

Em casos mais graves, a doença pode reduzir consideravelmente a expectativa de vida do paciente

Viu isso? TikTok: desafio de serrar os dentes com lixa de unha desespera dentistas; veja vídeo

Foi também por conta da doença que Grace demorou quatro anos para conseguir realizar a cirurgia ortodôntica, já que a maioria dos médicos tinha medo de quebrar sua mandíbula durante o procedimento.

Não por acaso, mesmo tendo seguro dental, ela precisou pagar 9,5 mil dólares (cerca de R$ 50 mil reais), após finalmente encontrar um especialistas disposto a colocar as próteses e renovar seu sorriso. A jovem fez questão de postar o antes e depois em seu perfil no TikTok, que justamente viralizou.

A jovem sofria bullying extremo na escola, e aos 15 anos tinha o apelido de 'dentes de tubarão'

A jovem sofria bullying extremo na escola; aos 15 anos, tinha o apelido de ‘dentes de tubarão’

Veja também: A rara condição genética que torna as pessoas imunes à dor

“Quando acordei da cirurgia, ficava rindo e chorando. Estava tão chocada e finalmente feliz”, contou a jovem. O procedimento não conclui, porém, a “reforma” que Grace está promovendo em seus dentes. Em breve, ela irá realizar um implante no maxilar para trazer melhor mobilidade à prótese e outro procedimento para facilitar a inserção e retirada das partes móveis. Assim, a jovem conquistou não somente um novo sorriso, mas também novos motivos pra sorrir.

O que é a doença?

Por diminuir a densidade óssea e tornar a pessoa suscetível a fraturas recorrentes, a osteogênese imperfeita é apelidada de “doença dos ossos de vidro”. O colágeno, uma proteína encontrada em partes estruturais de nosso corpo, como ossos, pele, tendões, vasos sanguíneos e dentes, tem sua produção defeituosa. Além de melhorar a autoestima e corrigir problemas ósseos, as cirurgias podem ser realizadas para reduzir a reincidência de fraturas.

As dores atrapalhavam até mesmo para comer desde pequena, e a jovem fez a cirurgia em dezembro de 2021

As dores a atrapalhavam a comer desde pequena, e a jovem fez a cirurgia em dezembro de 2021

Saiba mais: Estas combinações genéticas confirmam que o legal é ser diferente

Em alguns casos, a condição pode impor doenças cardíacas por alteração nos vasos sanguíneos. Outros sintomas são a esclera azulada, que faz com que os olhos fiquem com coloração azul, dentinogênese imperfeita, que deforma os dentes com aspecto serrilhado, assim como baixa estatura e déficit auditivo.

A doença não tem cura, mas medicamentos, aliados a fisioterapia e exercícios físicos, são capazes de reduzir os riscos e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Publicidade

© fotos: TikTok/@mihaley.olivia.grace/reprodução


Canais Especiais Hypeness