Debate

Crocodilo Hannibal: Réptil de 660 kg ataca tratador que fazia demonstração para turistas

30 • 09 • 2022 às 15:40
Atualizada em 05 • 10 • 2022 às 13:17
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Um incidente entre um funcionário de uma reserva e um imenso crocodilo chocou os visitantes do centro de vida selvagem Crocodile Creek, em KwaZulu-Natal, na África do Sul, no último dia 10 de setembro. O réptil de 660 quilos atacou o tratador Sean Le Cleus após o homem se sentar sobre as costas do animal. A ideia era justamente tranquilizar os turistas mostrando como os crocodilos podem ser dóceis, quando, subitamente, Hannibal, apelido “fofo” do animal, mordeu a mão do homem. Le Cleus caiu no chão após a investida.

Montar nos crocodilos é parte habitual da apresentação do tratador Sean Le Cleus

Montar nos crocodilos é parte habitual da apresentação do tratador Sean Le Cleus no centro

Leia também: Jacaré morde e dá ‘giro da morte’ com mão de funcionária; veja vídeo

Hannibal é um crocodilo do Nilo de 78 anos que, além de superar com folga a meia tonelada de peso, mede mais de 4,8 metros. Para a sorte do tratador, o bicho não seguiu no ataque após a primeira dentada. Sean escapou, assim, relativamente ileso, com somente algumas feridas e hematomas na mão e na perna por conta da rápida mordida. De acordo com a imprensa local, após visitar um hospital para fazer curativos e levar pontos, ele rapidamente voltou ao trabalho.

Lembra disso? Jovem salva irmã gêmea atacada por crocodilo socando o animal no México

Curiosamente, instantes antes do ataque, o tratador comentou com o público justamente sobre sua boa relação com o animal. “Este é o único crocodilo na África do Sul no qual consigo montar”, afirmou Le Cleus, que há anos cuida do animal. Segundo nota divulgada pelo centro de vida selvagem, o motivo do ataque súbito teria sido a presença da fêmea, que é quem primeiro reage aos movimentos do homem.

O ataque foi rápido e, por sorte, pontual, sem causar maiores danos à saúde do homem

O ataque foi rápido e, por sorte, pontual, sem causar maiores danos à saúde do homem

Olha só: Caçador de leões e elefantes é assassinado a tiros na África do Sul

“Foi porque a fêmea estava se aproximando dele, e ela é muito ríspida. Le Cleus estava observando a fêmea e Hannibal apenas o lembrou de que ele estava lá. Se a mordida tivesse pegado de verdade, teria sido muito ruim. Como todo trabalho, sempre há um risco de lesões”, diz a nota emitida pelo Crocodile Creek. “Sean levou pontos e voltou ao trabalho vinte minutos depois.”

Publicidade

© foto 1: Instagram/@crocodilecreekballito/reprodução

© foto 2: Twitter/@IndiaToday/reprodução


Canais Especiais Hypeness