Ciência

Espanha: o que explica bolas de granizo gigantes mesmo com seca histórica?

09 • 09 • 2022 às 11:10 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Apesar da seca que massacra grande parte do continente europeu, a região espanhola da Catalunha recentemente foi afetada por uma intensa chuva de granizos gigantes.

O fenômeno aconteceu no último dia 30 de agosto, ferindo dezenas de pessoas e causando a morte de um bebê, uma menina de 20 meses atingida na cabeça durante a violenta tempestade.

A tempestade atingiu a região com granizos de mais de 10 cm de diâmetro

A violenta tempestade atingiu a região com granizos de mais de 10 cm de diâmetro

-O que são as pedras da fome reveladas após seca histórica na Europa

De acordo com registros, a chuva durou apenas 10 minutos, mas as pedras de gelo de cerca de 10 cm de diâmetro destruiram telhados e janelas e derrubaram o abastecimento de energia da região.

A criança, que teve o nome mantido em sigilo, foi atingida na cidade de La Bisbal d’Empordà, na província de Girona, região nordeste da Catalunha e foi levada ao hospital, mas faleceu nas primeiras horas do dia seguinte.

O escritório meteorológico da Catalunha publicou a medição de uma das pedras

O escritório meteorológico da Catalunha publicou a medição de uma das pedras de gelo

-Areia do Saara deixa céu da Espanha laranja e faz a Europa parecer Marte por alguns dias

De acordo com os bombeiros, mais de 39 chamadas de emergência foram atendidas de La Bisbal, e outras da cidade de Forallac: segundo o escritório meteorológico da Catalunha, a tempestade recente foi a maior e mais intensa na região desde 2002.

“Os granizos caíram por apenas 10 minutos, mas foram 10 minutos de terror”, afirmou a prefeita Carme Vall à imprensa local.

Causas

 A temperatura atípica do verão elevou a temperatura do Mar Mediterrâneo, tornando as tempestades mais intensas para o período. O quadro se agrava com as mudanças climáticas, que faz com que o ar mais quente evapore mais água da superfície: o granizo se forma em tamanho incomum com a quantidade de água que congela no contato com as partes mais frias da atmosfera.

A tempestade de granizos destruiu carros nas ruas da vila de La Bisbal d’Empordà

A tempestade de granizos destruiu carros nas ruas da vila de La Bisbal d’Empordà

Bombeiro observa telhado destruído em uma edifício na cidade

Bombeiro observa telhado destruído em uma edifício na cidade

-‘Stonehenge espanhol’ construído há 5000 anos reaparece por seca histórica na Europa

“Dolorosamente afetado por essa tragédia, quero enviar minhas condolências à família”, escreveu Pere Aragonès, presidente regional da Catalunha, em suas redes. “Um imenso abraço e todo suporte aos residentes de La Bisbal afetados pela tempestade de granizo: o governo da Catalunha está do seu lado”, afirmou. Segundo informações oficiais, além da tragédia com a bebê, o fenômeno feriu cerca de 50 pessoas, causando hematomas e ossos quebrados.

As autoridades locais confirmaram que a tempestade foi a maior dos últimos 20 anos na região

As autoridades locais confirmaram que a tempestade foi a maior dos últimos 20 anos na região

Publicidade

© fotos 1, 2, 5: Twitter/MeteoCat/divulgação

© fotos 3, 4: Getty Images


Canais Especiais Hypeness