Debate

Segurança de dados: Ex-executivo acusa Twitter de ‘iludir o mundo’ sobre privacidade

16 • 09 • 2022 às 16:11 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Ex-executivo de Segurança do Twitter, o programador Peiter Zatko acusa a rede social de estar enganando o público a respeito da proteção de dados e da privacidade dos usuários. A denúncia foi feita em um documento de 200 páginas enviado a legisladores dos EUA, em que afirma, entre outras coisas, que a empresa permite que muitos funcionários tenham acesso a informações supostamente confidenciais dos perfis.

Peiter Zatko, ex-executivo de segurança do Twitter, depôs no senado dos EUA dia 13 de setembro

Peiter Zatko, ex-executivo de segurança do Twitter, depôs no senado dos EUA dia 13 de setembro

Leia também: Como seu tweet que ‘hitou’ pode virar ferramenta de um golpe

O documento foi revelado pela CNN e pelo jornal The Washington Post no final de agosto. Ele aponta que a fragilidade na segurança do Twitter pode provocar estragos na plataforma e prejudicar os usuários. O relatório também levanta a hipótese de funcionários estarem trabalhando para um ou mais serviços de inteligência estrangeiros.

O atual CEO do Twitter, Parag Agrawal, foi acusado de acobertar as falhas reveladas por Zatko

O atual CEO do Twitter, Parag Agrawal, foi acusado de acobertar as falhas reveladas por Zatko

Viu isso? Homem com dívida após ter celular roubado expõe segurança frágil de apps

A acusação mais grave, porém, envolve o atual CEO do Twitter, Parag Agrawal. Segundo a denúncia, ele teria enganado o Conselho de Administração da empresa e desencorajado Zatko a não revelar um relatório com as falhas de segurança da plataforma. Quando foi contratado, em novembro de 2020, o programador ocupava o cargo de executivo sênior e se reportava ao então CEO, Jack Dorsey. Agrawal demitiu Zatko em janeiro, após ele falar de suas preocupações sobre a segurança da plataforma e as práticas de seus funcionários.

À época do trabalho na plataforma, Zatko se reportava a Jack Dorsey, então CEO do Twitter

À época do trabalho na plataforma, Zatko se reportava a Jack Dorsey, então CEO do Twitter

Veja também: Não há dilema: redes sociais estão matando o sexo, a democracia e a humanidade

O Twitter afirma que o programador foi demitido por mau desempenho, e que segurança é prioridade para a empresa há muito tempo. Eles negam todas as acusações. “Embora não tenhamos recebido uma cópia de nenhuma alegação específica, o que vimos até agora é uma narrativa sobre nossas práticas de privacidade e segurança de dados repleta de inconsistências e imprecisões e carece de contexto importante”, diz o comunicado.

Ética e idealismo

Nos anos 90, Peiter Zatko pertenceu a um grupo de hackers que invadia sistemas e depois trabalhava com empresas para aprimorar a segurança. Hoje com 51 anos, ele traz no currículo experiência em diversos programas de segurança cibernética privados e para o governo. É reconhecido como um programador especialmente preocupado com a ética, reconhecendo o trabalho pela segurança nas redes como um esforço de interesse público.

Segundo pessoas próximas a Zatko, a denúncia não foi feita em busca de fama ou dinheiro

Segundo pessoas próximas a Zatko, a denúncia não foi feita em busca de fama ou dinheiro

Olha isso: “Nunca usei um computador na vida”, diz Ministro da Cibersegurança do Japão

“Este não era o caminho que eu queria seguir. Esgotei todas as opções internas”, afirmou, em entrevista para a CNN, a respeito da denúncia. “Eticamente, sou obrigado a seguir a lei e buscar, por vias legais, a divulgação oficial, porque o Twitter é uma plataforma extremamente importante. É fundamental enfrentar alguns desses desafios. Sinceramente, acredito que ainda estou cumprindo a missão para a qual fui chamado”, concluiu.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness