Ciência

Falsa viúva-negra: aranha aterroriza por veneno 230 vezes mais letal do que qualquer espécie no norte da Europa

02 • 09 • 2022 às 10:27 Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

A viúva-negra é uma das maiores lendas  da biologia. A aterrorizante pequena aranha, porém, tem uma parente consideravelmente mais poderosa e venenosa. E, pasme, mesmo sendo mais peçonhenta, ela é conhecida como falsa viúva-negra.

Ao menos é o que fala um estudo recentemente elaborado por pesquisadores da Universidade Nacional da Irlanda – Galway. A população deste aracnídeo tem crescendo cada vez mais no Reino Unido e nas ilha irlandesa nos últimos anos.

Pesquisadores justificam que avanço da viúva negra está na sua capacidade de matar seus oponentes de diferentes tamanhos

Então, os cientistas decidiram estudá-la com mais profundidade. A falsa viúva negra tem uma grande capacidade de adaptação a ambientes urbanos, mas, surpreendentemente, não são ameaças para os seres humanos (ainda).

Apenas uma morte relacionada a esta espécie foi noticiada, em Hampshire, no ano de 2014. Contudo, uma investigação posterior revelou que a senhora que morreu após ser picada pela aranha não teve como causa mortis o veneno do aracnídeo.

Veneno 230 vezes mais potente 

Os cientistas passaram a observar conflitos entre a falsa viúva negra e outros insetos, aracnídeos e animais. Ela ganhou 95% dos conflitos e matou seus oponentes. Os pesquisadores então, analisaram o seu veneno e concluíram que sua peçonha é 230 vezes mais potente do que a da viúva-negra.

“Ao longo dos anos, aprendemos muito sobre a nobre falsa viúva e seu veneno. Este estudo é mais um passo importante para entender o verdadeiro impacto que esta espécie tem nos ecossistemas que invade em todo o mundo”, explica Dr Michel Dugon, que nos últimos cinco anos liderou a equipe de pesquisa da Universidade Nacional da Irlanda, em comunicado.

“A cada passo esta espécie nos surpreende em sua capacidade de se tornar globalmente invasiva e dominar os habitats que ocupa”, disse ele. “As menores quantidades de veneno – cerca de 1.000 de uma gota de chuva – podem causar sintomas clinicamente significativos em humanos que são cerca de 250.000 vezes maiores do que eles. Cada novo estudo nos aproxima de entender como exatamente eles estão alcançando seu sucesso”, completa.

Publicidade

Fotos: Reprodução/Sky News


Canais Especiais Hypeness