Ciência

Foguete de Jeff Bezos falha no lançamento e missão da Blue Origin é abortada pela 1ª vez

15 • 09 • 2022 às 14:54 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Com essas o miliomário Jeff Bezos não contava. O lançamento do foguete New Shepard, de sua empresa Blue Origin, enfrentou problemas e teve de ser abortado no começo da semana. A missão NS-23 enviava uma aeronave não tripulada, transportando somente cargas úteis. A falha ocorreu cerca de um minuto após a decolagem, a 9 mil metros de altitude.

O sistema de segurança do New Shepard ejetou a cápsula no topo do foguete após a falha no lançamento

O sistema de segurança do New Shepard ejetou a cápsula no topo do foguete após a falha

Leia também: Foguete ‘menina dos olhos’ de Elon Musk explode durante teste na Spacex; veja vídeos

Após o sistema de alerta da missão ser acionado, a cápsula na parte superior do foguete acionou seus propulsores e se separou da nave, para em seguida pousar com segurança. Não foram revelados maiores detalhes sobre o que causou o incidente.  A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA), agência governamental que regula a aviação civil no país, afirmou que está investigando o ocorrido.

Viu isso? Documentário da Netflix investiga explosão de ônibus espacial Challenger, da NASA

“Isso não era o planejado. O sistema de ejeção da cápsula funcionou como o esperado”, confirmou Erika Wagner, diretora sênior de Mercados Espaciais Emergentes, em transmissão ao vivo durante o lançamento. O sistema de ejeção foi implantado para salvar passageiros caso algum problema ocorresse durante o lançamento de uma nave tripulada.

O momento da falha, quando o motor do foguete se impulsionou de forma inesperada

O momento da falha, quando o motor do foguete disparou de forma inesperada

O sistema de pouso por paraquedas da cápsula, que carregaria uma eventual tripulação, funcionou corretamente

O sistema de paraquedas da cápsula, que carregaria uma eventual tripulação, funcionou

Olha só: Brasileiro investiu R$ 4 mil e ganhou sorteio para ir ao espaço

“Nossos sistemas de backup de segurança entraram em ação para manter nossa carga útil segura durante uma situação fora do normal”, afirmou Wagner, reiterando que a segurança é o “maior valor” da empresa. A cápsula pousou no deserto; o propulsor, parte inferior do foguete, caiu após a falha. Ninguém ficou ferido. Esta seria a 23ª viagem do New Shepard ao espaço – e se transformou na sua primeira missão fracassada.

Cargas para experimentos

A cápsula carregava 36 cargas úteis enviadas pela NASA e por universidades dos EUA para estudos e experimentos espaciais. Estavam previstos teste sobre os efeitos da microgravidade em ondas ultrassônicas, o monitoramento das condições atmosféricas e até a realização de uma pintura no espaço.

Decolagem anterior do New Shepard, em junho de 2016

Decolagem anterior do New Shepard, em junho de 2016

Leia também: Saiba porque cannabis e café serão enviados ao espaço

A Blue Origin acredita que boa parte da carga resistiu ao incidente. Dois equipamentos externos provavelmente ficaram destruídos. O mesmo tipo de propulsor que falhou na missão mais recente foi utilizado nas seis viagens tripuladas realizadas anteriormente pela empresa desde julho de 2021.

Publicidade

© fotos 1, 2, 3: Twitter/@blueorigin/reprodução

© fotos 4: Wikimedia Commons


Canais Especiais Hypeness