Fotografia

Fotógrafo usa inteligência artificial para imaginar artistas e celebridades na velhice

23 • 09 • 2022 às 08:58
Atualizada em 27 • 09 • 2022 às 15:50
Yuri Ferreira
Yuri Ferreira   Redator É jornalista paulistano e quase-cientista social. É formado pela Escola de Jornalismo da Énois e conclui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Já publicou em veículos como The Guardian, The Intercept, UOL, Vice, Carta e hoje atua como redator aqui no Hypeness desde o ano de 2019. Também atua como produtor cultural, estuda programação e tem três gatos.


O fotógrafo Alper Yesiltas é um dos principais nomes da fotografia digital na Turquia. Agora, além de seus cliques tradicionais de paisagens, o artista visual aposta num incrível exercício de imaginação com tecnologia. Yesiltas recorreu à inteligência artificial para criar a série “E se nada tivesse acontecido?”. Nela ele reflete sobre como figuras da cultura pop já mortas, como John Lennon, Michael Jackson, Freddie Mercury e Kurt Cobain, teriam ficado na velhice.

Já imaginou se Freddie Mercury tivesse envelhecido ou nunca alcançasse a fama? Esse é o trabalho idealizado pelo artista turco Alper Yesiltas

Os mais de 30 mil seguidores de Alper no Instagram assistem à “reinvenção” desses ícones que já se foram e marcaram nossa vida.

Confira alguns dos trabalhos do fotógrafo turco:

Esse é o primeiro projeto do fotógrafo com tecnologias de machine learning em artes visuais. “Há algum tempo que o desenvolvimento da inteligência artificial me entusiasma”, disse o fotógrafo.

Kurt Cobain

E se Kurt Cobain tivesse passado dos 27 anos?

“Qualquer coisa que imaginemos pode ser mostrada na realidade. Quando comecei a trabalhar com essa tecnologia, vi o que podia fazer e pensei naquilo que me faria feliz”, completa o artista, que compartilhou diversas das obras através de suas redes sociais.

Em 2018, contamos aqui no Hypeness um pouco sobre a série “A história de uma janela desconhecida”, criada por este mesmo artista visual. No projeto, o fotógrafo registrou a mesma janela ao longo de anos, em um projeto tocante que mostra a passagem do tempo através de uma paisagem.

Leia aqui: Ele passou 12 anos fotografando a janela de um prédio de Istambul e o resultado é poesia pura

Publicidade

Fotos: Reprodução/Instagram/Alper Yesiltas


Canais Especiais Hypeness