Reverb

“Gangsta’s Paradise”: morre Coolio, uma lenda do rap, aos 59 anos de idade

29 • 09 • 2022 às 12:25 Yuri Ferreira
Yuri Ferreira   Redator É jornalista paulistano e quase-cientista social. É formado pela Escola de Jornalismo da Énois e conclui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Já publicou em veículos como The Guardian, The Intercept, UOL, Vice, Carta e hoje atua como redator aqui no Hypeness desde o ano de 2019. Também atua como produtor cultural, estuda programação e tem três gatos.

Nesta quarta-feira (29), o rapper Coolio – conhecido pelo hit “Gangsta’s Paradise” – morreu. A lenda do hip hop faleceu aos 59 anos devido a um mal súbito.

De acordo com o empresário do cantor, Jarez Posey, Coolio estava na casa de um amigo quando passou mal no banheiro. Os paramédicos declararam morte no local.

Rapper foi pioneiro na ‘Era de ouro do hip hop’, que consagrou os clássicos do gênero entre os anos 1980 e 1990.

Coolio é o nome artístico de Artis Leon Ivey Jr. O rapper da Costa Oeste nasceu em Compton, cidade periférica da região de Los Angeles, onde nasceram outras lendas do gênero, como Eazy-E, Dr. Dre, Kendrick Lamar, The Game, Mc Eiht e Vince Staples.

Ele fez parte do grupo WC and the Maad Circle, que contava também com WC, Big Gee e Dj Crazy Toones. O quarteto foi um dos pioneiros do G-Funk, gênero que consagrou rappers como 2Pac e Snoop Dogg, também conhecido como gangsta rap.

O grupo interrompeu suas atividades e Coolio continuou no mundo do hip-hop. Em 1996, ele alcançou o topo de sua carreira com a música “Gangsta’s Paradise”, de seu segundo disco, que ganhou o Grammy de Melhor Performance de Rap.

A canção foi um hit estrondoso, chegando ao primeiro lugar de paradas ao redor de todo o mundo. O sucesso ainda foi impulsionado pelo uso da música na trilha sonora de ‘Mentes Perigosas’, filme estrelado por Michelle Pfeiffer.

O clipe da canção também é considerado de alta qualidade e ganhou prêmios como o MTV Awards de 1996:

Outra canção de grande sucesso de Coolio é a abertura do seriado Kenan & Kel, que marcou gerações no Brasil e nos EUA. Relembre:

Desde então, Coolio lançou alguns álbuns, mas interrompeu as gravações no ano de 2009. Ao longo dos anos, ele foi se focando em sua carreira ao vivo.

Sua morte foi lamentada por diversas figuras importantes do mundo da arte, como Snoop Dogg, Michelle Pfeiffer e Kenan Thompson.

Nos últimos anos, o nome de Coolio havia voltado ao mundo do pop por conta do crescimento de “Gangsta’s Paradise” no TikTok. A canção acabou viralizando e mais de 150 mil vídeos foram feitos com a trilha sonora do rapper californiano.

Artista celebrou recentemente um bilhão de streams em seu principal hit

Coolio deixa seis filhos e uma carreira com discos de platina e mais de um bilhão de streams nas plataformas digitais, além de um legado enorme para o rap como um todo.

Leia também: Rap nacional: Racionais a Emicida, mudança nas letras refletem avanços sociais

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Canais Especiais Hypeness

Especiais