Diversidade

Humorista do Porta dos Fundos vítima de racismo em evento do TikTok é talento na arte de fazer rir

05 • 09 • 2022 às 13:26
Atualizada em 05 • 09 • 2022 às 14:48
Redação Hypeness
Redação Hypeness Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


Os humoristas João Pimenta, do Porta dos Fundos, e Yuri Marçalforam vítimas de racismo no evento ‘Humorama’, do TikTok.

De acordo com relato nas redes sociais, João foi barrado antes de fazer uma apresentação de stand-up no evento, mesmo com a pulseira de atração do festival.

Humorista foi vítima de racismo em evento do TikTok; caso causou comoção nas redes sociais e indignação

Yuri Marçal afirmou que foi tentar apoiá-lo depois de se apresentar, mas, mesmo depois de ter saído do palco, também foi barrado pela segurança de entrar no palco.

A história mostra como pessoas negras mesmo em posições de destaque continuam sofrendo racismo. Até quando são atrações do evento, os comediantes negros são, por exemplo, impedidos de acessar seus espaços de direito.

João denunciou o caso em suas redes sociais, e relatou ter ficado profundamente sentido por ter sido vítima de racismo. “Preciso falar sobre isso, mas sei, que pra comédia e pra muita gente importante no ramo, vou fechar várias portas. Seguro meu choro mais uma vez. Mas é minha vida, é isso aí todo dia, independente da posição em que estou. Não fiz nada de errado, não queria que acontecesse isso”, disse o comediante, que faz parte do grupo Porta dos Fundos.

“Mas é por isso que minha comédia é do jeito que é, falo do que eu falo. E sei que sou incrível”, desabafou. Confira:

Através do Twitter, a gigante da tecnologia afirmou que “condena” a discriminação e que investiga o caso. A empresa pediu desculpas, mas não deu esclarecimentos sobre atitudes que podem ser tomadas para reparar os comediantes.

“Oi, João! O TikTok condena qlqr forma de discriminação ou assédio, incluindo com base em raça, cor, sexo, orientação sexual ou deficiência. O caso relatado no humorama está sendo acompanhado com muita seriedade e preocupação, será averiguado e todos os fatos serão esclarecidos.”

“Pedimos desculpas a você e ao Yuri e nos comprometemos a continuar empenhando todos os esforços para valorizar nossos criadores e garantir uma experiência segura e inclusiva para nossa comunidade em todas as circunstâncias e evitar que fatos como esses voltem a acontecer”.

Trabalho de João Pimenta

João Pimenta trabalha com humor desde o ano de 2006. O humorista é especialista em comédia observacional e domina temas de cultura pop, proporcionando um trabalho de stand-up provocativo e requintado.

“Eu sempre tento olhar pros outros com empatia, por mais que esteja complicado pra mim, eu trampo com comédia e preciso entregar um riso pras pessoas. Tô vendo isso como uma forma de ajudar as pessoas durante a quarentena”, explicou em entrevista ao portal Kondzilla, no ano passado.

“Comecei como humorista em 2006, depois de testar várias religiões, entrei num projeto social que ajudava na minha cidade e comecei nesse projeto fazendo rap. Nisso abriu uma oportunidade de fazer uma peça de humor e não parei mais”, afirma.

João conta com mais de 800 mil seguidores no Youtube, além de possuir uma enorme audiência em seus vídeos com o Porta dos Fundos. O comediante tem mais de meio milhão de pessoas acompanhando sua comédia no Instagram. Pimenta é conhecido por fazer um humor auspicioso e sagaz, sem a necessidade de uso de estereótipos para fazer rir.

Leia também: Com histórico preconceituoso, Leo Lins é demitido do SBT por fala sobre criança com hidrocefalia

Publicidade

Fotos: Reprodução/Instagram/@seujoaopimenta


Canais Especiais Hypeness