Debate

Mapa dos nerds: estudo mostra os nomes dados aos CDFs de diferentes países

30 • 09 • 2022 às 10:51
Atualizada em 18 • 10 • 2022 às 14:30
Yuri Ferreira
Yuri Ferreira   Redator É jornalista paulistano e quase-cientista social. É formado pela Escola de Jornalismo da Énois e conclui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Já publicou em veículos como The Guardian, The Intercept, UOL, Vice, Carta e hoje atua como redator aqui no Hypeness desde o ano de 2019. Também atua como produtor cultural, estuda programação e tem três gatos.

CDF, nerd, ‘nerdola’ – como diz Casimiro Miguel -, caxias, enfim! Há muitos nomes para zombar ou brincar com aqueles amigos que estudam muito. Mas será que isso existe em todo lugar do planeta Terra?

A Preply, uma empresa ucraniana focada em aprendizagem online, tentou reunir o nome dado em cada país para os aficionados por estudar.

Mapa mostra como se chamam os ‘nerdolas’ de todo o mundo; pesquisa foi feita a partir de dicionários e entrevistas

O apelido para os alunos inteligentes mais utilizado no Brasil é a sigla CDF, mas seu significado já foi atribuído a várias expressões na cultura popular. A mais conhecida é a “c* de ferro” para fazer alusão à pessoa que passa várias horas sentada estudando. Ou cabeça de ferro, em uma versão mais adequada, digamos, para o trabalho.

É possível observar que vários países utilizam a ideia de ‘cabeça grande’ para os nerdsNa Venezuela e na República Dominicana, eles são chamados de “cerebro” e “cerebrito”. O Paraguai e o Uruguai chamam seus nerds de “bochos”, um sinônimo para a palavra cabeça.

No México, “ñoño”, ou, como conhecemos Nhonho (lembra do Chaves?), é o termo da vez. Em Cuba, se usa “Abelardito”. A origem do termo é o filósofo da lógica Pierre Abélard.

Nerds de todo o mundo, uni-vos!

Na Nova Zelândia e na Inglaterra, se usa “swot”, que deriva do substantivo saxão antigo “swêt” (suor), associado a algo “nojento”.

Na China, na Indonésia e no Vietnã, o termo é “rato de biblioteca”, em suas diversas respectivas traduções, “shūdāizi“, “Kutu Buku” e “Mọt Sách”.

Mas “nerd” é de fato o mais popular. Além de comum nos EUA, os estudiosos da Dinamarca, Islândia, Irlanda, Noruega, Suécia e Costa Rica estão em alguma variação de a palavra, como Nord, Nörd ou Nerdo.

Leia também: Playlist nerd: Descobriram que a música tema de Mario Bros tem uma letra

Publicidade

Fotos: Preply/Divulgação


Canais Especiais Hypeness