Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Uma mulher libanesa invadiu uma agência bancária com uma pistola exigindo seu próprio dinheiro.
Sali Hafiz entrou em um prédio do banco Blom, em Beirute, e ameaçou atirar nos gerentes do banco para conseguir recuperar sua poupança. Ela também teria colocado gasolina no balcão ameaçando um incêndio.
Nas redes sociais, Sali Hafiz é chamada de heroína por ação realizada nesta quarta-feira; postagens em suas redes acumulam mais de 70 mil curtidas depois de invasão ao banco
Em um vídeo que circula nas redes sociais, a mulher é vista gritando com os atendentes do local.
“Eu sou Sali Hafiz. Vim aqui hoje para retirar o dinheiro de minha família deste banco. Minha irmã está morrendo no hospital. Não vim aqui para matar ninguém ou incendiar o local. Só quero meus direitos”, disse.
A ação foi gravada e transmitida nas redes sociais:
A situação que parece extrema não é tão rara assim. Horas depois, um homem tentou fazer o mesmo em Aley. No fim de agosto, outro libanês foi preso por realizar exatamente a mesma ação.
Em janeiro, um homem fez dezenas de reféns exigindo que seus dólares fossem retirados do banco. De acordo com informações da Al Jazeera, todos os envolvidos em ações deste tipo foram presos, com exceção de Sali, que afirmou através de suas redes sociais ter fugido para a Turquia.
O Líbano passa pela mais grave crise econômica das últimas décadas. Uma das decisões do governo provisório foi proibir o uso de moeda estrangeira no país e congelar poupanças no país.
Os congelamentos começaram há três anos atrás, mas com a explosão da desvalorização da moeda libanesa nos últimos meses, a situação tem se tornado mais grave.
A maioria da população mantinha reservas em dólar e em euros para resistir à flutuação econômica do país. Além disso, muitos libaneses recebiam dinheiro de familiares e amigos que enviavam remessas do exterior.
Ainda segundo informações da Al Jazeera, a crise econômica se estende ininterruptamente desde o ano de 2020, quando protestos explodiram no país por causa da “taxa do Whatsapp”.
Leia: Líbano autoriza cultivo de maconha para recuperar economia
Publicidade
A conquista de direitos pelas mulheres enfrentou barreiras que, mesmo em uma sociedade ainda dominada pela misoginia e...
O vocalista Josh Homme, do Queens of the Stone Age, parece ter cansado de inventar desculpas e resolveu assumir a...
Elize Matsunaga teve liberdade condicional outorgada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo nesta segunda-feira...
A cantora colombiana Shakira foi acusada pelo Ministério Público da Espanha de fraudar o pagamento de impostos no...
Toga, terno, gravata… Parece que estava faltando alguma coisa. Ah, sim! As calças! Foi assim, sem calças, que o...
Há algum tempo se falou sobre a possibilidade do Brasil enfrentar o inverno mais frio dos últimos 100 anos. Porém os...
Difícil começar a presente notícia de outra forma que não apontando certa crueldade que parece significar as elites...
A partir desta quinta-feira (13), as delegacias da mulher do estado de São Paulo passarão a atender mulheres...
Contrariando decreto que estabelecia em até 45% o uso de ‘adjuntos cervejeiros’ no lugar do malte, governo federal...