Ciência

Novo telescópio revoluciona pesquisas sobre a influência
do Sol na Terra

13 • 09 • 2022 às 11:33
Atualizada em 14 • 09 • 2022 às 10:24
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

A missão do novo Telescópio Solar Daniel K. Inouye, inaugurado recentemente no Havaí, é descobrir tudo que ainda não sabemos sobre o Sol e as diversas maneiras como o astro-rei influencia nosso planeta. Localizado próximo do cume do vulcão Haleakalā, em Maui, o telescópio promete revolucionar a pesquisa solar. Duas imagens inéditas da estrela já foram divulgadas.

Líderes da NSF, congressistas e membros da comunidade científica e nativa na inauguração, em 31 de agosto

Líderes da NSF, congressistas e membros da comunidade científica e nativa na inauguração

Leia também: Vídeo mostra sonda da NASA ‘encostando’ no Sol pela primeira vez na história

As fotos registram a cromosfera solar, camada localizada acima da superfície do Sol, registrando uma área de 82,5 mil quilômetros. As imagens foram capturadas no dia 3 de junho e revelam uma região de difícil observação e captação, pelo fato de sua radiação ser muito menos intensa do que da fotosfera, a superfície visível do astro.

As fotos divulgadas revelam a cromosfera, camada localizada acima da superfície do sol

As fotos divulgadas revelam a cromosfera, camada localizada acima da superfície do Sol

Viu isso? NASA registra enorme clarão que indica nova erupção ativa na superfície do Sol

O Inouye pertence à National Science Foundation (NSF), agência de pesquisa ligada ao governo dos EUA, e as fotos contêm a maior resolução já capturada da cromosfera do Sol. A inauguração do aparelho ocorreu no dia 31 de agosto. Será uma jornada de pelo menos 50 anos para o telescópio, que buscará responder as mais complexas questões sobre o Sol e a física solar, o comportamento magnético da nossa estrela e os eventos espaciais que afetam o clima da Terra.

As fotos divulgadas registram uma área de 82,5 mil quilômetros da cromosfera do Sol

As fotos divulgadas registram uma área de 82,5 mil quilômetros da cromosfera do Sol

Veja também: Telescópio com tecnologia brasileira localiza estrela mais velha que o Sol

 “O Telescópio Solar Inouye da NSF é o telescópio solar mais poderoso do mundo, que mudará para sempre a maneira como exploramos e compreendemos nosso Sol”, afirmou Sethuraman Panchanathan, diretor da agência. “Suas informações transformarão (a maneira) como nossa nação e o planeta preveem e se preparam para eventos como tempestades solares”, disse o diretor em comunicado.

Local sagrado

O Telescópio Solar Inouye foi construído no Observatório Haleakala, e está localizado em uma terra considerada sagrada para as populações nativas do Havaí. Por isso, o uso do espaço para busca por conhecimento científico é feito “com muito apreço e respeito”, de acordo com a agência. Na cerimônia de inauguração, a professora Hōkūlani Holt, da Universidade do Havaí Maui College, realizou uma pule, oração de abertura, seguindo as práticas culturais da região.

O espelho de quatro metros no interior do telescópio

O espelho de 4 metros no interior do telescópio solar no Havaí

Publicidade

© fotos: NSO/AURA/NSF/divulgação


Canais Especiais Hypeness