Debate

O machismo de Milton Neves contra a jogadora de futebol Alisha Lehmann

29 • 09 • 2022 às 10:07 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Uma postagem do jornalista esportivo Milton Neves envolvendo a jogadora de futebol Alisha Lehmann, atacante do time feminino do Aston Villa, da Inglaterra, ilustrou a dimensão do machismo com que a modalidade é tratada por aqui. No vídeo, compartilhado no Twitter do jornalista, a jogadora aparece comemorando um gol por seu time, mas a legenda sugere que o público só prestaria atenção na beleza e no corpo da atleta.

A atacante Alisha Lehmann, atuando pelo Aston Villa, foi alvo do ataque do jornalista

A atacante Alisha Lehmann, atuando pelo Aston Villa, foi alvo do machismo do jornalista

Leia também: Corinthians estampa comentários machistas na camisa

“Qual número estava na camisa dela?”, diz a legenda, ao fim do vídeo compartilhado por Neves, um dos profissionais mais experientes do jornalismo esportivo brasileiro. “Assista e opine”, escreveu o jornalista. A postagem, que, além de objetificar uma jogadora profissional e sexualizar o corpo feminino, também reduz o valor do próprio futebol feminino, foi alvo de intensas críticas na maioria dos comentários e acabou excluída pelo jornalista após a repercussão negativa.

Essa não é o primeiro comentário visto como machista vindo de Milton Neves sobre a modalidade

Esse não é o primeiro comentário visto como machista vindo de Milton Neves sobre a modalidade

Viu isso? Marta joga Olimpíadas sem patrocínio e escancara machismo no esporte

O teor machista da postagem de Neves se agrava ainda mais em contraste com o domingo histórico que o futebol feminino vivenciou no Brasil. No dia 25 de setembro, 41 mil pessoas lotaram a Neo Química Arena para ver o Corinthians conquistar o tetracampeonato brasileiro feminino com vitória por 4 a 1 sobre o Internacional. O tweet de Neves causou indignação também entre companheiras de profissão.

Neves é conhecido por sua defesa do governo Bolsonaro e de posições conservadoras

Neves costuma estar alinhado na defesa do governo Bolsonaro e de pautas conservadoras

Veja também: Dois dias após denunciar machismo, bandeirinha é atingida com água fervendo

“Genitalizar uma mulher é diminuí-la ao nível da desumanização. É esse o conceito que autoriza assédios, abusos, estupros e mortes”, escreveu a jornalista Milly Lacombe, em sua coluna no UOL. “A luta que estamos travando é uma que exige que sejamos vistas como sujeitos plenos”, escreveu Lacombe. “Com a força da luta feminista, da resistência de esportistas contra o sexismo e contra o machismo, profissionais da área não podem mais se dar ao luxo de vomitarem o esgoto de suas mentes nas redes sociais sem esperarem a mínima retaliação”, escreveu Livia Camillo, no portal Terra.

Sucesso na Europa

Aos 23 anos, Alisha Lehmann é uma atacante de sucesso no futebol feminino europeu. Natural da Suíça, pela seleção de seu país ela já disputou 20 partidas e marcou 4 gols. Após atuar pelo West Ham e Everton, também da Inglaterra, no meio do ano passado ela se transferiu para o Aston Villa, pelo qual, na última temporada, marcou 4 gols em 23 jogos. Na fase atual, Lehmann marcou na estreia do campeonato inglês, na vitória por 4 a 3 contra o Manchester City. Foi a comemoração desse gol que acabou no vídeo compartilhado por Neves.

A atleta defendendo a seleção suíça, por onde já marcou 4 gols

A atleta defendendo a seleção suíça, pela qual já marcou 4 gols

Veja só: Serena Williams: aposentadoria de maior tenista da história e a desigualdade machista no esporte

A atleta é namorada de Douglas Luiz, também do Aston Villa, e o jogador brasileiro também respondeu à postagem de Neves. “Você já velho, anos no futebol e posta um vídeo que não respeita o futebol feminino e nem a própria jogadora, que ainda por cima é minha namorada. Não aprendeu o que é respeito, é sacanagem”, escreveu Douglas. Após apagar o vídeo e até agora o jornalista não publicou nenhum comentário, esclarecimento ou pedido de desculpas sobre o ocorrido.

Ao lado de seu namorado, o jogador brasileiro Douglas Luiz, em visita recente ao Maracanã

Ao lado de seu namorado, o jogador brasileiro Douglas Luiz, em visita recente ao Maracanã

Publicidade

© fotos 1, 4, 5: Instagram/@alishalehmann7/Reprodução

© foto 2: Youtube/Bandeirantes/Reproducão

© foto 3: Wikimedia Commons


Canais Especiais Hypeness