Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Uma postagem do jornalista esportivo Milton Neves envolvendo a jogadora de futebol Alisha Lehmann, atacante do time feminino do Aston Villa, da Inglaterra, ilustrou a dimensão do machismo com que a modalidade é tratada por aqui. No vídeo, compartilhado no Twitter do jornalista, a jogadora aparece comemorando um gol por seu time, mas a legenda sugere que o público só prestaria atenção na beleza e no corpo da atleta.
A atacante Alisha Lehmann, atuando pelo Aston Villa, foi alvo do machismo do jornalista
Leia também: Corinthians estampa comentários machistas na camisa
“Qual número estava na camisa dela?”, diz a legenda, ao fim do vídeo compartilhado por Neves, um dos profissionais mais experientes do jornalismo esportivo brasileiro. “Assista e opine”, escreveu o jornalista. A postagem, que, além de objetificar uma jogadora profissional e sexualizar o corpo feminino, também reduz o valor do próprio futebol feminino, foi alvo de intensas críticas na maioria dos comentários e acabou excluída pelo jornalista após a repercussão negativa.
Esse não é o primeiro comentário visto como machista vindo de Milton Neves sobre a modalidade
Viu isso? Marta joga Olimpíadas sem patrocínio e escancara machismo no esporte
O teor machista da postagem de Neves se agrava ainda mais em contraste com o domingo histórico que o futebol feminino vivenciou no Brasil. No dia 25 de setembro, 41 mil pessoas lotaram a Neo Química Arena para ver o Corinthians conquistar o tetracampeonato brasileiro feminino com vitória por 4 a 1 sobre o Internacional. O tweet de Neves causou indignação também entre companheiras de profissão.
Neves costuma estar alinhado na defesa do governo Bolsonaro e de pautas conservadoras
Veja também: Dois dias após denunciar machismo, bandeirinha é atingida com água fervendo
“Genitalizar uma mulher é diminuí-la ao nível da desumanização. É esse o conceito que autoriza assédios, abusos, estupros e mortes”, escreveu a jornalista Milly Lacombe, em sua coluna no UOL. “A luta que estamos travando é uma que exige que sejamos vistas como sujeitos plenos”, escreveu Lacombe. “Com a força da luta feminista, da resistência de esportistas contra o sexismo e contra o machismo, profissionais da área não podem mais se dar ao luxo de vomitarem o esgoto de suas mentes nas redes sociais sem esperarem a mínima retaliação”, escreveu Livia Camillo, no portal Terra.
Aos 23 anos, Alisha Lehmann é uma atacante de sucesso no futebol feminino europeu. Natural da Suíça, pela seleção de seu país ela já disputou 20 partidas e marcou 4 gols. Após atuar pelo West Ham e Everton, também da Inglaterra, no meio do ano passado ela se transferiu para o Aston Villa, pelo qual, na última temporada, marcou 4 gols em 23 jogos. Na fase atual, Lehmann marcou na estreia do campeonato inglês, na vitória por 4 a 3 contra o Manchester City. Foi a comemoração desse gol que acabou no vídeo compartilhado por Neves.
A atleta defendendo a seleção suíça, pela qual já marcou 4 gols
Veja só: Serena Williams: aposentadoria de maior tenista da história e a desigualdade machista no esporte
A atleta é namorada de Douglas Luiz, também do Aston Villa, e o jogador brasileiro também respondeu à postagem de Neves. “Você já velho, anos no futebol e posta um vídeo que não respeita o futebol feminino e nem a própria jogadora, que ainda por cima é minha namorada. Não aprendeu o que é respeito, é sacanagem”, escreveu Douglas. Após apagar o vídeo e até agora o jornalista não publicou nenhum comentário, esclarecimento ou pedido de desculpas sobre o ocorrido.
Ao lado de seu namorado, o jogador brasileiro Douglas Luiz, em visita recente ao Maracanã
Publicidade
Uma mexicana de 27 anos foi condenada a 100 chicotadas e sete anos de prisão no Catar após denunciar um abuso sexual...
Você pode até não ser ligado ao mundo da moda, mas já deve ter ouvido falar por aí nas irmãs Hadid. Bella e Gigi...
Você conhece a Figueira das Lágrimas? Muita gente talvez não conheça a árvore de 200 anos que participou de...
Não é novidade que, mesmo após a abolição da escravatura, é extremamente difícil para os ex-escravizados se...
Uma reportagem da Folha de São Paulo obteve o registro de mensagens trocadas entre procuradores do Ministério...
O curta-metragem 'São Marino' ainda não foi lançado, mas já causa polêmica. A obra - que será narrada pelo Padre...
Segundo divulgou o jornal A Folha de São Paulo, o presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, pode ir parar no...
Marielle, presente! A biografia da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ), assassinada a tiros ao lado do motorista...
Em meio ao debate sobre doutrinação comunista e escola sem partido, um manual infantil com uma “brincadeira”...