Ciência

Organismo gosmento e azul não identificado é descoberto no Caribe

16 • 09 • 2022 às 09:57
Atualizada em 18 • 09 • 2022 às 10:15
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Um organismo desconhecido, de cor azul e aparência gosmenta, surpreendeu pesquisadores durante expedição marítima nas águas da ilha de Santa Cruz, no Caribe. A exótica criatura foi descoberta no oitavo mergulho da missão Voyage to the Ridge 2022, realizada pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA). A equipe estava a bordo do navio Okeanos Explorer e operou um veículo submarino remotamente.

Especialistas especulam se a criatura azul descoberta não é um animal cnidário

Especialistas especulam se a criatura azul descoberta não é um animal cnidário

Saiba mais: 1 chance em 2 milhões: o encontro de um pescador com a raríssima lagosta azul

“Já ouviu falar sobre o mais recente mistério descoberto pelo Okeanos?”, pergunta o post que divulgou a descoberta da criatura, publicado no Twitter oficial da NOAA. “Visto várias vezes ao largo de Santa Cruz este animal ‘azul gosmento’ surpreendeu os cientistas, que pensaram que poderia ser coral mole, esponja ou tunicado (mas definitivamente não uma rocha!)”, diz o tweet. As missões foram realizadas na região do Caribe entre maio e setembro de 2022.

Veja também: O que sabe sobre criatura misteriosa que perseguiu homem em barco

O objetivo da expedição era estudar regiões profundas pouco exploradas dos mares da região, como a Zona de Fratura Charlie-Gibbs, a dorsal Meso-Atlântica, o Planalto dos Açores e os arredores de Porto Rico e das Ilhas Virgens Americanas. A agência esclareceu que sua missão era “aumentar a compreensão do contexto geológico do Atlântico Norte e dos riscos geológicos passados e futuros” em mergulhos entre 250 e 6 mil metros de profundidade.

Uma anêmona registrada pela expedição

Uma anêmona também registrada pela expedição Voyage to the Ridge 2022

Olha só: Bicho de 5 cabeças comparado a personagem de ‘Stranger Things’ viraliza

Assim, a descoberta do misterioso ser azul é parte do êxito dos trabalhos do Okeanos Explorer, que já identificou outros animais exóticos anteriormente. O site da NOAA reúne fotos e vídeos da expedição Voyage to the Ridge 2022 – incluindo imagens do bizarro ser azul.

Mistério azul

A missão é realizada controlando remotamente do barco o veículo submarino Deep Discoverer

A missão é realizada controlando remotamente do barco o veículo submarino Deep Discoverer

Viu isso? 21 animais que você não imaginava que existiam de verdade

As imagens do organismo serão enviados a especialistas em corais, para descobrir se a criatura é algum tipo de animal cnidário, como os corais-moles ou as anêmonas-do-mar. Segundo a equipe responsável, a dúvida permanecerá até que uma amostra dele possa ser coletada. “Ainda não temos certeza do que se trata e todos nós realmente gostamos de um bom mistério”, diz.

O Okeanos Explorer é um navio-laboratório adaptado, que pertencia à Marinha dos EUA

O Okeanos Explorer é um navio-laboratório adaptado, que antes pertencia à Marinha dos EUA

Publicidade

© fotos 1, 2, 3: NOAA/Divulgação

© foto 4: Wikimedia Commons


Canais Especiais Hypeness